O que Capitão América: O Soldado Invernal nos diz sobre Os Vingadores 2

Leandro de Barros

  quinta-feira, 24 de abril de 2014

O que Capitão América: O Soldado Invernal nos diz sobre Os Vingadores 2

Será que o novo filme do Capitão América explica a origem do Ultron antes de Os Vingadores 2?

Eu esperei bastante tempo pra escrever esse texto para dar tempo de bastante gente ir ao cinema ver Capitão América: O Soldado Invernal, assim eu poderia falar aqui livremente. Porém, se você ainda não viu o filme, fique avisado que o texto possui spoilers.

289381_Papel-de-Parede-Capitao-America-2-O-Soldado-Invernal--289381_1680x1050

Então, muita gente já comentou sobre o que O Soldado Invernal significa pro universo Marvel e pra série Agents of SHIELD, por causa do fim da organização no longa. Não é sobre isso que vamos falar hoje. O assunto do dia é: quem vai criar o Ultron em A Era de Ultron?

O Tony Stark, rapaz! Não é a armadura dele que está no teaser do filme?

Sim, é. Mas nada confirma que o Tony Stark vai criar o Ultron em Os Vingadores 2. Na minha visão, quem cria o Ultron é a Hidra – e minhas evidências estão em Capitão América 2.

Pra começar, vamos falar do Soldado Invernal em si. Bucky Barnes, ser humano de bom coração com um braço metálico. Opa, braço metálico?

ultron winter soldier

Na imagem acima, já dá pra notar a semelhança entre o braço do Soldado Invernal com a armadura do Ultron, mas tem mais aí. No filme, a gente percebe que o braço do vilão possui uma espécie de “versão mais forte” ou algo do tipo, quando ele faz uns barulhos e aparentemente aumenta sua força, mostrando que o item não é apenas um braço feito de metal (vibranium, talvez?), mas de algo com circuitos eletrônicos.

Porém, contudo e todavia, a evidência mais forte vem justamente de uma cena em específico do filme. Quando o Capitão América (Chris Evans) e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) estão fugindo dos agentes da Hidra infiltrados na SHIELD, eles param em uma loja de computadores para tentar descriptografar aquele pendrive recuperado no navio, no começo do longa. É quando a missão se mostra difícil e a Viúva comenta que existe um sistema de inteligência artificial que “aprende tudo que eu tento fazer para invadí-lo e cria defesas“.

Age of UltronBom, quem é o vilão robótico de inteligência artificial cujo principal trunfo é JUSTAMENTE aprender tudo que é usado contra ele para criar defesas? Quem é o Cavaleiro de Athena da Marvel cujo mesmo golpe nunca funciona duas vezes? É o maldito Ultron!

A habilidade de se reconstruir e se reprogramar é justamente o trunfo mais forte do Ultron e o que, inevitavelmente, fará com que os Vingadores não possam mais derrotá-lo no futuro, como já preveu Tony Stark nos quadrinhos.

Somando essa evidência com o fato da Hidra já brincar com inteligências artificiais há décadas, como mostrou o Dr. Zola em O Soldado Invernal, eu arrisco que é dali que virá o Ultron – eles já mostraram que possuem o material necessário pro Ultron, a tecnologia que caracteriza o vilão nos quadrinhos e até mesmo o impulso assassino pro robô (talvez o código do Ultron seja uma versão com inteligência artificial daquele programa que define os humanos perigosos que devem morrer usado em Capitão América 2).

Dessa forma, eu consigo ver o Ultron sendo feito pela Hydra e o Visão sendo uma espécie de “resposta” de Tony Stark durante o filme, embora aí já seja pura especulação com base em nenhuma evidência exceto o fato do Visão ser interpretado pelo mesmo personagem do Jarvis.

Seja como for, saberemos quando Os Vingadores 2: A Era de Ultron estrear nos cinemas, em 2015. Qual a sua opinião?


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários