Mais polêmica: dessa vez, os fãs reclamam do título do reboot de As Tartarugas Ninja

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 27 de março de 2012

Michael Bay explica título do novo filme da franquia

Quem diria que um inocente filme de As Tartarugas Ninja daria tanto pano pra manga. Talvez eu tenha subestimado a capacidade de Michael Bay para fazer com que seus filmes sejam comentados.

Eu sei que muita gente acredita que Michael Bay é, na verdade, um péssimo diretor, produtor e ser humano. Eu tenho uma teoria de que ele é, na verdade, um gênio.

Veja bem, depois de uma singela frase, sutilmente colocada durante uma apresentação, ele fez com que a internet toda se revirasse em ódio gritando: “Baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaay” durante algum tempo. Qualquer pessoa com uma conexão à rede mundial de computadores e interesse num filme de As Tartarugas Ninja já sabe que um reboot está em desenvolvimento.

Aí, quando ele foi explicar a história das Tartarugas serem aliens, ele sutilmente chama o filme de “Ninja Turtles“. Pra quem é brasileiro, não deve ter tido problema. Mas pros gringos, a franquia nunca foi chamada assim. O nome original das Tartarugas Ninjas é Teenage Mutant Ninja Turtles. Em português, Tartarugas Ninjas Mutantes Adolescentes. De acordo com o novo título, elas provavelmente não seriam nem mutantes (seriam aliens!) e nem adolescentes.

Gerou mais polêmica, claro. Agora Michael Bay vem se explicar:

O marketing da Paramount mudou o nome. Eles fizeram o título mais simples. Os personagens que vocês todos se lembram são exatamente os mesmos e eles ainda agem como adolescentes. Tudo que você se lembra, o motivo de gostar desses personagens, está no filme. O roteiro está sendo desenvolvido por dois escritores muito espertos com um dos criadores originais de As Tartarugas Ninjas. Eles se importam MUITO em fazer esse filme para os fãs. Todo mundo nessa equipe se importa com os fãs. Dêem uma chance à eles. Jonathan, o diretor, é um enorme fã da franquia inteira. ELE NÃO VAI DECEPCIONAR VOCÊS“, disse Bay.

Alguns comentários:

1º – “Eles se importam MUITO” disse Bay. Vamos notar que Bay disse ELES, não NÓS. Seu calhorda!;

2º – “ELE NÃO VAI DECEPCIONAR VOCÊS”, ok, ok, não grite;

3º – A mudança do título é tão grave assim? Vamos analisar ponto a ponto. Se as tartarugas fossem só tartarugas, elas não seriam tão interessantes assim. A não ser que você trabalhe no Projeto Tamar. Se elas fossem tartarugas adolescentes, também não seria tããão interessante.

/\ uma tartaruga adolescente (fonte)

Por fim, se elas fossem apenas tartarugas mutantes, seria um pouco bizarro:

/\ uma tartaruga mutante

Se fosse só uma tartaruga mutante e adolescente, também não ficaria bom. E esse exemplo não tem imagem.

Minha opinião é que o mais importante é o conjunto das três características: a adolescência, a mutação e a habilidade ninja. Esses três fatores numa tartaruga, deixam tudo mais divertido. Mas se não dá pra ter tudo, que tenhamos a habilidade ninja pelo menos.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários