Lionsgate vai dividir A Esperança, último capítulo de Jogos Vorazes, em duas partes!

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 10 de julho de 2012

Franquia Jogos Vorazes terá seu último capítulo dividido em duas partes nos cinemas

Hollywood, Hollywood…

Depois de alguns rumores, a Lionsgate confirmou que vai dividir o terceiro, e último, capítulo da série Jogos Vorazes em dois filmes. Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2 serão lançados nos cinemas nos dias 21 de Novembro de 2014 e 20 de Novembro de 2015, respectivamente.

A iniciativa vem para repetir a divisão de Harry Potter e as Relíquias da Morte e A Saga Crepúsculo: Amanhecer, franquias adolescentes que tiveram seus últimos capítulos divididos em duas partes.

Agora, essa decisão se justifica do ponto de vista logístico? A Esperança é um livro tão grande assim, ao ponto de ser melhor dividir em dois filmes? Não. A Esperança (Mockingjay no original) possui 390 páginas na sua versão americana. Jogos Vorazes possui 374 páginas, apenas 16 a menos. Em Chamas, o segundo livro da franquia, possui 391 páginas na versão americana, sendo o maior deles. Se tamanho fosse o problema, faria mais sentido dividir Em Chamas do que A Esperança.

A decisão se justifica do ponto de vista criativo? Há alguma reviravolta incrível na trama que justifique essa divisão? Não, A Esperança é um livro bem “direto” na sua forma. Todos os livros da franquia são divididos em três atos, então não há nada que garanta que esse livro em específico seja dividido em dois nos cinemas.

Enfim, a decisão é puramente comercial e “caça-niquística”. Jogos Vorazes: A Esperança só será dividido em Parte 1 e Parte 2 para lucrar um pouco mais nos cinemas. Aliás, nem só não se justifica o fato do livro ser dividido em dois, como ainda pode prejudicar a história a ser contada. A Esperança acaba por ser um livro bem emocional (sem spoilers aqui) e esse corte no meio, com um intervalo de 1 ano entre os dois lançamentos, vai acabar cortando também parte da ligação do leitor/espectador com os personagens.

Em uma notícia relacionada, o E! Online confirmou que o ator Philip Seymour Hoffman assinou contrato para viver o Plutarch nos próximos filmes da franquia.

Em Chamas estréia em novembro de 2013.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários