Joss Whedon comenta rotina de gravação, pressão e atores de Os Vingadores

  Leandro de Barros  |    quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O diretor relatou também como foi lidar com um elenco tão recheado de estrelas, como o de Os Vingadores

Faltam ainda mais ou menos uns 5 meses até a estréia de Os Vingadores nos cinemas  brasileiros. O filme deve ser um dos destaques do ano nos cinemas, que ainda deve ter Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge,  O Espetacular Homen-Aranha e O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

O diretor do longa, Joss Whedon, foi notícia ao dar algumas declarações nos últimos dias sobre a rotina de filmagens do longa, a pressão de fazer um filme desse tamanho e até sobre alguns dos atores do filme.

Quando perguntado sobre como fazer para explorar decentemente todos os personagens do filme, o diretor brincou: “O filme tem 9 horas de duração“. O diretor falou que uma das razões que o fez entrar no projeto foi que Os Vingadores já tinha um ótimo elenco contratado: “Eles escalaram pessoas que são atores, então as pessoas assistem a atuação, por isso você quer que existam momentos mais calmos. A tensão entre essas cenas e o clímax do filme é, principalmente, o que fará o filme tão excitante, mas deixa o processo de edição insuportável“.

O diretor relatou também como foi lidar com um elenco tão recheado de estrelas, como o de Os Vingadores: “Eles todos vieram com atitudes extraordinariamente positivas, não apenas sobre o projeto, mas sobre cada um. […] Eu queria que eles sentissem que podiam se soltar e tentar algo diferentes e eles sabiam que eu não deixaria que eles fizessem papel de idiota usando essas filmagens. Enquanto o roteiro fizesse sentido, nós nos daríamos bem. Todos eles participaram na medida que quiseram. Tem sido assim desde o começo, então foi esse o tom desde o início. Foi como ‘Eu sei exatamente o que eu quero, se você me disser o que você quer, nós podemos fazer os dois“.

Apesar de sempre falar dos atores no geral, sem citar nomes, Whedon comentou sobre dois deles em particular: Mark Ruffalo, que vive o Dr. Bruce Banner, e Samuel L. Jackson, que vive Nick Fury. Sobre o primeiro, o diretor explicou porque escolheu Ruffalo para o papel de Dr. Banner: “Eu queria que Mark Ruffalo fizesse o Bruce Banner porque ele é um livro aberto. Ele deixa que você entre no seu coração e você entende tudo o que ele está sentindo. Ele é muito aberto e é assim que ele é como pessoa e como ele interpreta“. Sobre Jackson, Whedon foi simples: “Sam Jackson? Ele é Sam Jackson. Desculpe! Ele tem esse olhar penetrante mas no meu filme ele pode pendurá-lo na parede apenas com um olho. Ao mesmo tempo, ele é extremamente sensível e texturizado e é isso que eu queria para Nick Fury. Eu não queria que ele fosse um fanfarrão, porque nós já vimos isso“.

Joss Whedon disse que a rotina de filmagens do longa foi exaustiva e que ele ficou por muitos dias dormindo muito pouco: “Eu não posso ficar sem dormir. Eu fiquei um ranziza do c**ralho. Eu fiquei de mau humor por sete meses“. O diretor ainda comentou que acumulou várias funções durante as filmagens e que o trabalho foi feito durante as filmagens: “Chegou um ponto onde eu estava filmando, escrevendo e editando ao mesmo tempo porque eu tinha efeitos especiais e eles levam tempo. Eu filmava a noite toda e ia pro Starbucks escrever o roteiro da semana seguinte“.

Por fim, o diretor de Buffy, a Caça Vampiros, falou sobre a pressão de fazer Os Vingadores: “A Marvel é, sinceramente, um lugar maravilhoso pra trabalhar e Kevin [Feige, produtor] é incrível e Jeremy Latcham, que foi um dos produtores do filme, é extraordinário, incansável e entusiástico. Não havia ninguém dizendo ‘Bem, esse filme custou muito dinheiro então é melhor você não f**der com ele’. Nós estávamos contando uma história“.

Os Vingadores conta com um elenco fantástico com Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr.(Homem de Ferro), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Tom Hiddleston (Loki), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Cobie Smulders (Maria Hill) e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) e estréia dia 4 de maio de 2012.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários