HBO contrata 160 advogados para lançar documentário sobre Cientologia

Leandro de Barros

  segunda-feira, 01 de dezembro de 2014

HBO contrata 160 advogados para lançar documentário sobre Cientologia

Canal contrata exército de advogados para se defender

Em breve, o canal HBO vai exibir nos EUA um documentário chamado Going Clear, baseado num livro de mesmo nome escrito por Lawrence Wright, escritor nomeado ao Pullitzer.

O documentário é dirigido por Alex Gibney, que venceu o Oscar da categoria com Taxi to the Dark Side, e fala sobre um tema bem polêmico: a Cientologia.

A igreja dessa religião é bem conhecida pelo seu aparato jurídico e poder financeiro, o que faz com que a Cientologia seja mais conhecida pelos processos que move do que… bem, pelo dogma religioso. O próprio Lawrence Wright sofreu vários processos com seu livro – Going Clear nunca chegou a ser publicado no Reino Unido porque a Transworld, editora que detém os seus direitos lá, não quis arriscar uma batalha no tribunal.

Com o documentário entrando na fase final da sua pós-produção, a HBO já se prepara para o pior quando ele for exibido: a presidente da divisão de documentários da emissora, Sheila Nevins, comentou com o THR que o canal tem “provavelmente uns 160 advogados” estudando o filme para poder autorizar a sua estreia no Festival de Sundance, em Janeiro do ano que vem.

Não é a primeira vez que a HBO tem de se preparar por causa de um documentário: Mea Maxima Culpa: Silence in the House of God (de 2012), que fala sobre a Igreja Católica, e o já citado Taxi to the Dark Side (2007), que fala sobre os abusos do Exército Americano no Afeganistão, receberam forte criticismo.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários