Hayao Miyazaki e Stanley Kubrick entram para o Hall da Fama da Ficção Científica & Fantasia

Leandro de Barros

  sexta-feira, 27 de junho de 2014

Hayao Miyazaki e Stanley Kubrick entram para o Hall da Fama da Ficção Científica & Fantasia

Os cineastas Hayao Miyazaki e Stanley Kubrick, o artista Frank Frazetta, a escritora Leigh Brackett e o escritor Olaf Stapleton são introduzidos ao Hall da Fama da Ficção Científica & Fantasia

O Museu EMP e os responsáveis pela curadoria do Hall da Fama da Ficção Científica & Fantasia anunciaram hoje os 5 artistas que serão homenageados com a introdução no Hall da Fama em 2014.

Na lista, estão os cineastas Hayao Miyazaki e Stanley Kubrick, o artista Frank Frazetta, a escritora Leigh Brackett e o escritor Olaf Stapleton, todos com grandes trabalhos dentro dos gêneros já citados.

Stanley Kubrick foi o diretor de alguns dos maiores clássicos do cinema moderno, entre eles a obra-prima da ficção científica 2001: Uma Odisséia no Espaço. O cineasta também comandou Laranja Mecânica, O Iluminado, Nascido para Matar e Lolita, sendo um dos principais responsáveis pela popularização da ficção-científica entre o público mainstream do cinema.

Hayao Miyazaki é um dos nomes do cinema japonês mais reconhecidos no Ocidente, sendo co-fundador do Studio Ghibli e vencedor do Oscar em uma ocasião. O cineasta é mais conhecido pelo seu trabalho em animações como A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, Nausicaä do Vale do Vento, Meu Vizinho Totoro e O Serviço de Entregas da Kiki.

Frank Frazetta é um dos nomes mais clássicos da indústria dos quadrinhos norte-americana, tendo trabalhado no setor desde meados dos anos 40 e desenhado histórias dos mais diferentes gêneros durante suas décadas de contribuições para a mídia. Seus trabalhos mais famosos, porém, são as capas feitas para os livros do Conan, de Robert E. Howard.

Leigh Brackett ficou conhecida como “A Rainha da Space Opera”, um subgênero dentro da ficção científica que leva uma abordagem mais épica e romântica à cenários espaciais. Apesar de um dos seus trabalhos mais famosos ser no cinema (Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca), Brackett é muito conhecida por livros como Alpha Centuri or Die, The Long Tomorrow e Shadow Over Mars.

Olaf Stapleton é um dos autores de ficção científica mais influentes da história, tendo inspirado nomes como C.S. Lewis, Arthur C. Clark, Stanislaw Lem e outros e introduzido assuntos como engenharia genética e terraplanagem em seus livros. Seus principais trabalhos incluem Last and First Men, Odd John e Star Maker.

O Hall da Fama da Ficção Científica & Fantasia inclui nomes como Isaac Asimov, James Cameron, Arthur C. Clarke, Edgar Rice Burroughs, Philip K. Dick, Steven Spierlberg, George Lucas, J.R.R. Tolkien, Jules Verne, H.G. Wells e vários outros nomes.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários