Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 – Crítica

  Leandro de Barros  |    quinta-feira, 14 de julho de 2011

Confira a nossa crítica para o épico final da saga cinematográfica de Harry Potter. O longa conta com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton, Ralph Fiennes e muito mais!

Qual a sua relação com o universo de Harry Potter? Quais as suas expectativas para o último filme da saga? As respostas dessas duas perguntas são essenciais para determinar como você sairá do cinema. Satisfeito ou não.

Nós assistimos Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 e você pode conferir nossa crítica abaixo. Sem spoilers, na medida do possível, mas vale a pena prosseguir com cautela.

As Relíquias da Morte Parte 2 é rápido. É direto e não gosta muito de rodeios. Em pouco tempo de filme já somos jogados dentro de Gringotes e estamos em Hogwarts. Quase toda a ação do filme se passa lá.

Em termos de história, o filme começa com a última cena de Parte 1, onde Voldemort (Ralph Fiennes) pega a Varinha Anciã do túmulo de Dumbledore (Michael Gambon). Depois disso, o trio Harry Potter (Daniel Radcliffe), Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) partem em busca da antepenúltima Horcrux em Gringotes e então, Hogwarts.

Se você acha que minha descrição no parágrafo anterior foi muito curta, você vai se assustar no cinema. É exatamente isso. A trama é muito direta e não para pra se explicar. Se você não assistiu, ou assistiu a Parte 1 há muito tempo atrás, é melhor rever antes de ir no cinema. Todas as pontas são explicadas, mas muita coisa fica subentendida. Vai ser preciso algum conhecimento prévio pra ligar algumas pontas afinal, o filme é feito para os fãs.

Sendo assim, tudo que os fãs querem ver está lá. Todas as passagens icônicas do livro. Algumas bastante modificadas, como a cena do beijo entre Rony e Hermione ou uma certa cena com o Neville (Matthew Lewis). Outras, bastante fiéis, como a Sra. Weasley (Julie Walters) e sua boca suja mas, no geral, não aconteceram grandes cortes do livro. A grande ausência fica por conta da história de Dumbledore. Quem só assiste os filmes, ficou sem saber o passado do Ex-Diretor de Hogwarts, seu envolvimento com Grindewald e, consequentemente, não consegue entender completamente o porque de algumas ações em relação à tarefa dada ao Harry.

Um dos pontos altos desse filme reside nas interpretações dos atores. Depois de 10 anos era de se esperar que a química entre eles estivesse alta, mas atingiu um ponto incrível. Alan Rickman fez um trabalho maravilhoso, absolutamente maravilhoso como Severo Snape. Ralph Fiennes, Maggie Smith, Michael Gambon e Daniel Radcliffe também estão muito bem. Os outros fizeram um bom trabalho, mas ficaram um pouco ofuscados por esses.

A direção de David Yates é muito competente. Sabe quando você reconhece que alguém faz um bom trabalho, mas que se fosse você, faria diferente? É o caso. Eu reconheço que o trabalho de Yates foi ótimo mas, eu já li os livros tantas vezes e imaginei tudo tantas vezes, que faria diferente. Todo o trabalho técnico está impecável: figurino, efeitos especiais, tudo. O destaque maior fica para dois quesitos: sonoplastia e fotografia. As maiores chances do longa numa premiação, inclusive no Oscar, residem nesses pontos.

O texto já está ficando muito grande, então vamos concluir: Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 é um ótimo filme. Ele agrada em todos os aspectos, seja você um grande fã da série ou apenas um simpatizante que quer saber como tudo termina. São 125 minutos de luta, talento, risos, romance e magia. Muita magia. Por ora, é o adeus aos universo mágico criado por J.K. Rowling. Nós, os fãs, já passamos por isso em 2007, passaremos agora novamente. Dessa vez, nós temos o Pottermore por esperar. Nós temos a própria Rowling dizendo que pode escrever um novo livro. As coisas parecem mais promissoras, não é? Por fim, lembrem-se: esse não é um adeus. Toda a magia e as histórias de Harry Potter estão ao nosso alcance, à uma página de distância.

Eu fiquei com Harry até o fim.

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Warwick Davis, Tom Felton, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Jason Isaacs, Alan Rickman, David Thewlis, Julie Walters, Bonnie Wright e Kelly Macdonald, direção de David Yates, estréia dia 15 de julho.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários