Globo de Ouro não aceita a performance de Scarlett Johansson em Ela

Leandro de Barros

  quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Globo de Ouro não aceita a performance de Scarlett Johansson em Ela

Apesar do Festival de Cinema de Roma eleger o trabalho da atriz no romance de Spike Jonze, os organizadores do Globo de Ouro 2014 não aceitaram a performance de Scarlett Johansson no filme Ela

Lembram que em 2012 muita gente em Hollywood começou a fazer campanha para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas considerasse a performance de Andy Serkis em Planeta dos Macacos: A Origem para, pelo menos, uma nomeação ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante do Oscar 2012?

De um lado, a Academia dizia que a performance de Serkis não dava para ser considerada porque o filme usava tecnologia de captura de movimentos para criar o macaco César por cima da performance do ator, portanto seria um desempenho conjunto entre Serkis e os animadores do filme. Do outro lado, as pessoas que apoiavam a candidatura do filme diziam que a tecnologia de captura de movimentos era como uma camada digital de maquiagem e que o trabalho do ator em viver César deveria ser reconhecido.

Essa discussão deverá ser retomada em breve, com outra pessoa no centro da da conversa. Isso porque os organizadores do Globo de Ouro 2014 negaram os apelos da Warner Bros. e não vão considerar a performance de Scarlett Johansson (Os Vingadores) no romance futurista Ela, de Spike Jonze (Onde Vivem os Monstros).

No filme, Joaquin Phoenix (O Mestre) interpreta um pacífico homem num futuro próximo que se apaixona por Samantha, um programa de inteligência artificial (Johansson) que o ajuda a gerir o sistema operacional do seu computador – algo parecido com a Siri do iPhone.

A discussão em relação à performance da atriz está no fato da sua personagem não ter um corpo físico – esse é, inclusive, o dilema de Samantha no longa. Ela vê através de câmeras e é capaz de falar através de um programa de voz, mas ela não tem um corpo físico para manifestar a sua relação com o personagem de Joaquin Phoenix. E o fato de nunca estar fisicamente em cena parece ter impedido que Scarlett Johansson concorra ao Globo de Ouro 2013.

A Warner Bros. tem preparado campanhas com o filme para a temporada de premiações no começo do ano que vem, especialmente depois de Scarlett Johansson ganhar o prêmio de Melhor Atriz pelo seu trabalho em Ela no Festival de Cinema de Roma.

Pelo lado positivo, tanto a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (que organiza o Oscar) quanto o Sindicato de Atores de Hollywood (que organiza o SAG) consideraram o trabalho de Johansson como elegível para os seus respectivos prêmios. Assim, é possível que Johansson seja indicada à algum desses prêmios e possa estabalecer um novo precedente sobre a definição de atuação nos cinemas.

Ela estreia nos cinemas nacionais no dia 17 de Janeiro de 2014.

via EW


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários