George R.R. Martin diz o que achou de Os Vingadores

  Leandro de Barros  |    sexta-feira, 18 de maio de 2012

Autor de As Crônicas de Gelo e Fogo disse ter gostado do filme, mas tem algumas objeções...

Todo mundo já viu Os Vingadores. Provavelmente mais de uma vez.

Eu já vi, você já viu, sua mãe e sua avó já viram, até o George R.R. Martin já viu. E é sério, ele realmente já viu o filme. Não só viu, como postou uma crítica do filme no seu site oficial.

Você pode clicar aqui para ler o texto em inglês ou conferir nossa tradução à caçador abaixo:

Eu gostei muito de Os Vingadores… mas talvez “amei” seja muito forte. Eu tenho algumas objeções irrelevantes sobre o filme.

Eu definitivamente quero vê-lo novamente, dessa vez em 2D. Eu não acho que o 3D adicionou muita coisa e todo o processo fez com que muitas cenas estivessem muito escuras. Eu realmente não amo o processo do 3D de hoje. Sim, algumas vezes funciona muito bem, como em A Invenção de Hugo Cabret, mas na maioria das vezes não é assim.

Os Vingadores tem muitas coisas ótimas, que a maior parte do mundo já comentou, então não comentarei sobre isso. As cenas de ação foram espetaculares e, no geral, eu achei que eles fizeram um bom trabalho com o Homem de Ferro, o Hulk, Thor, Capitão América e o Nick Fury. Todos ótimos personagens, todos bem tratados, suas interações foram algumas das melhores partes do filme.

Porém, eu acho que eles desperdiçaram a Viúva Negra e o Gavião-Arqueiro. Na verdade, o Gavião-Arqueiro é um dos meus Vingadores favorito, então isso me deixou triste. Eu senti falta da dinâmica dos quadrinhos, onde é o Gavião-Arqueiro que é um espertão cínico (não o Homem de Ferro), sempre em conflito com o certinho Capitão América. Eu acho que, tendo capitalizado o talento inegável de Robert Downey Jr. para criar o personagem no filme do Homem de Ferro, eles sentiram que não havia espaço para outro rabugento. Tudo bem, mas isso deixou o Gavião-Arqueiro sem personalidade. Ou alguma coisa pra fazer.

A mesma coisa acontece com a Viúva Negra. Scarlett Johansson está linda naquele uniforme, mas ela parece estar alí apenas para ser um colírio. A cena no meio da batalha, onde ela saca uma pistola, foi boba. Eu não sei quem é aquela Viúva Negra, e eu não acho que o roteirista saiba também. Ela não é a Viúva Negra original dos quadrinhos, a femme fatale russa que seduz o Gavião-Arqueiro na tentativa de matar o Homem de Ferro. Ela não é a versão posterior da Viúva Negra nos quadrinhos, que veste uma fantasia, vem para o lado dos bonzinhos e se junta ao Gavião-Arqueiro e depois ao Demolidor. Ela estava apenas… ali.

Minha regra de ouro para esses filmes da Marvel é simples – faça como o Stan Lee fez e você não estará muito errado. Os Vingadores devia ter feito isso. O Gavião-Arqueiro não é um membro fundador do grupo, ele só aparece depois… mais ou menos na mesma época em que o Homem de Ferro e o Thor estão deixando a equipe. A Viúva Negra vem ainda depois disso. Por isso, eu seguiria o cenário feito pelo Stan Lee, deixando-os de fora desse filme e substituindo-os com… o Homem-Formiga e a Vespa! Que SÃO membros fundadores de Os Vingadores. Eles queriam uma mulher no grupo, certo, mas a Vespa serviria tão bem quanto a Viúva Negra e o Homem-Formiga… hey, eu amo o Hank Pym!

Dito tudo isso… essas são apenas objeções sem importância. Eu realmente gostei do filme. O Hugo Awards para Melhor Apresentação Dramática do ano que vem, em San Antonio, será um verdadeiro banho de sangue dos fãs, com Os Vingadores, Prometheus e O Hobbit competindo pelo mesmo prêmio.

Sem mais“.

Bem, aí está. Martin gostou de Os Vingadores, mas não curtiu a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião-Arqueiro (Jeremy Renner). Não dava pra colocar a Vespa e o Homem-Formiga porque o filme de Edgar Wright deve começar a ser filmado só nesse ano. Mas eles devem estar em Os Vingadores 2.

Fora isso, alguém peça para esse senhor parar de ver filmes e escrever The Winds of Winter, o sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. Não, brincadeira, ele pode ver filmes, eu vou segurar minha ansiedade.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários