Frank Miller: “Nunca vi um filme do Batman completo”

Leandro de Barros

  quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Frank Miller: “Nunca vi um filme do Batman completo”

Quadrinista diz que não consegue ver os filmes dos personagens com quem já trabalhou

Sin City: Uma Dama Fatal vai estrear nos cinemas em breve e, como não poderia deixar de ser, a sessão de entrevistas para promoção do longa já começou pela imprensa americana.

Em conversa com a Playboy, o quadrinista Frank Miller (autor de Sin City e que leva créditos de diretor e roteirista do filme) comentou sobre algumas das suas outras obras e personagens que já foram adaptadas para o cinema, como 300, Sin City e sua enorme influência em personagens como Demolidor e Batman.

A surpresa da declaração do escritor é que ele nunca chegou a ver um filme do Cavaleiro das Trevas por inteiro. Nem mesmo os de Christopher Nolan.

Quando as pessoas surgem com filmes sobre personagens com quem eu já trabalhei, eu sempre odeio. Eu tenho minhas próprias ideias sobre como esses personagens são. Quer dizer, eu nunca vi um filme do Batman. Eu já vi pedaços deles, mas normalmente eu penso ‘Não, ele não é assim’. E eu saio do cinema antes do fim. Isso inclui todos eles [até os do Christopher Nolan]. Eu não estou condenando o que ele fez. Eu nem mesmo entendo, exceto que ele acha que é o dono do título Cavaleiro das Trevas [risos] Ele está uns 20 anos atrasado, esse título já foi usado

Exige toda a vibra do meu ser para não apontar aqui a graça de Frank Miller achar que os outros é que não entendem quem é o Batman. Eu nem estou defendendo Christopher Nolan, Joel Schumacher (até porque, né?) ou Tim Burton, acho totalmente válido criticar a visão deles pro Batman (ou de qualquer outra pessoa), mas só é de bom tom tentar não usar o personagem como válvula de escape para seus sonhos molhados conservadores e sociopatas para poder manter a… como é mesmo a palavra?… “integridade” do seu comentário.

Em todo caso, Miller também comentou sobre uma suposta “raivinha” que ele tem do Superman por causa dos dois volumes da sua graphic novel O Cavaleiro das Trevas:

A série O Cavaleiro das Trevas é do ponto de vista do Batman. Mas se você olhar pra sequência, você verá um Superman muito mais calmo que no primeiro. Batman e Superman são opostos. Eu amo o Superman. Eu amo mais o Batman? Eles não são pessoas, são linhas num papel

Sin City 2 estreia no Brasil em Setembro.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários