Filme do Doutor Estranho não será “uma história de origem”

Leandro de Barros

  segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Filme do Doutor Estranho não será “uma história de origem”

Roteiro do longa está sendo totalmente reescrito pela Marvel

Durante anos, os filmes de super-heróis se resumiram a contar as origens dos poderes daqueles personagens e inserir o principal vilão deles no meio do caminho, com ocasionais oportunidades para evoluir essas histórias e ir mais além. É mais ou menos o que chamamos de um “filme de super-herói clássico”: conhecemos o herói antes dos poderes, vemos como ele ganhou suas habilidades, ele aprende a necessidade de usar seus dons para o bem e enfrenta o vilão no fim.

Mas o subgênero está evoluindo. Filmes como a Trilogia do Cavaleiro das Trevas e todo o (complexo) processo de construção do Universo Cinematográfico da Marvel está fazendo com que tanto os filmes de heróis sejam cada vez menos dependentes dessa fórmula e do seu apoio nas histórias já contadas nos quadrinhos – veja Os Guardiões da Galáxia, por exemplo, que é um dos filmes mais bem sucedidos do ano e conta com alguns dos personagens mais obscuros da Marvel e uma história que você não encontrará nas HQs.

Prova dessa mudança de foco foi dada pelo jornalista Devin Faraci, do Badass Digest, durante o Meet the Movie Press, um programa focado nos jornalistas que trabalham cobrindo a indústria cinematográfica.

Faraci comentou no programa (que você pode ver abaixo) que a Marvel  Studios mudou completamente seus planos com o filme do Doutor Estranho durante esse processo de “amadurecimento” do gênero e que o longa não será mais uma “história de origem” do personagem:

Eles [a Marvel] tem um roteiro para o Doutor Estranho desde sempre. É uma história de origem bem padrão pro Doutor Estranho, tem o Barão Mordo como vilão. Isso já era, o negócio da Marvel não é mais histórias de origens. Então, o filme do Doutor Estranho não tem mais uma origem. Ele já está estabelecido como o Feiticeiro Supremo, é um roteiro totalmente novo. Jon Spaihts está trabalhando em algo totalmente novo, exclusivo dele, sem nenhum influência de materiais anteriores. Nem mesmo tocando no roteiro anterior

Considerando as citações ao Doutor Estranho em Capitão América 2: O Soldado Invernal, já podíamos esperar que Stephen Strange não era alguém totalmente desconhecido do Universo Marvel – mas é claro que a sua origem pode ser trabalhada durante um flashback ou coisa assim.

O papo sobre o Doutor Estranho começa aos 52 minutos :)


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários