Expectativa 2015 – 15 filmes desse ano que estão fora do seu radar

Leandro de Barros

  terça-feira, 06 de janeiro de 2015

Expectativa 2015 – 15 filmes desse ano que estão fora do seu radar

Além de grandes blockbusters, o ano está recheado de bons projetos com menos ribalta

2015 é um ano bem ocupado para o cinema mundial – e principalmente o americano. Nesse ano, teremos alguns dos maiores blockbusters da década estreando, como Os Vingadores 2: A Era de Ultron ou Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força. Além desses, outros grandes lançamentos também estão marcados para 2015: Velozes e Furiosos 7, Quarteto Fantástico, Homem-Formiga, Mad Max: A Estrada da Fúria, Jurassic World, Exterminador do Futuro: Gênesis, 007: Spectre

Porém, nem só de blockbusters se faz o Cinema em 2015. Nós aproveitamos esse começo de ano para selecionar 15 filmes desse ano que provavelmente estão fora do seu radar, mas que vale a pena ficar de olho.

Vamos lá:

Triple Nine

O que é?: Um grupo de policiais corruptos são chantageados e forçados a realizar um assalto aparentemente impossível. O plano envolve o assassinato de um novato na corporação para poder orquestrar um 999 (o código para ‘policial morto’ na polícia americana), enquanto tentar realizar o assalto do outro lado da cidade.

Por que ficar de olho?: Dois motivos simples: elenco e diretor. O elenco conta com nomes como Kate Winslet, Aaron Paul, Woody Harrelson, Norman Reedus, Casey Affleck, Teresa Palmer, Gal Gadot, Chiwetel Ejiofor e Anthony Mackie, compondo um dos elencos mais premiados e recheados dos lançamentos de 2015. O seu diretor é John Hillcoat, um diretor australiano com uma carreira surpreendentemente longa e cheia de filmes ótimos que não ficam conhecidos o suficiente, como A Proposta (2005), A Estrada (2010) e Os Infratores (2012).

The Revenant

leonardo dicaprioO que é?: Conta a história de Hugh Glass, um lendário explorador e caçador americano do Século XIX, que ganhou fama após um encontro mal-sucedido com uma ursa. Glass enfrentou o animal com seus companheiros, mas acabou muito ferido e foi deixado para morrer sem equipamentos – porém, ele sobreviveu e após uma grande jornada até um lugar seguro, conseguiu se recuperar e partiu em busca de vingança contra seus ex-parceiros.

Por que ficar de olho?: É o próximo filme de Alexandre González Iñárritu, o diretor de Birdman, um dos filmes favoritos ao Oscar desse ano. Além disso, ainda conta com uma história interessante e um elenco talentoso, com Leonardo DiCaprio no papel principal e Tom Hardy, Will Poulter e Domhnall Gleeson como coadjuvantes.the walk

The Walk

O que é?: Conta a história do equilibrista francês Philippe Petit, que andou entre as Torres Gêmeas do World Trade Center no dia 7 de Agosto de 1974.

Por que ficar de olho?: Dirigido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro, Forrest Gump) e estrelado por Joseph Gordon-Levitt, o filme deverá chamar atenção ao filmar a cena de transição entre as duas torres em 3D, fornecendo a mesma experiência visual que Petit teve nos anos 70.

the martianThe Martian

O que é?: Baseado no livro homônimo de Andy Weir, conta a história de um astronauta chamado Mark Watney que vai até Marte e acaba sendo deixado lá quando a tripulação da sua missão é forçada a deixar o planeta. Assim, Watney tem de se virar para sobreviver no Planeta Vermelho enquanto a NASA tenta resgatá-lo.

Por que ficar de olho?: Ridley Scott volta a trabalhar com ficções-científicas depois de Prometheus e, dessa vez sem a pressão de ligar com a franquia Alien ou os toques de Damon Lindelof no roteiro, o longa tem tudo para ser um bom retorno do diretor de Blade Runner ao gênero. Além disso, o livro que dá origem ao filme foi bem recebido pela crítica internacional e Matt Damon será o protagonista da brincadeira.

scorseseSilence

O que é?: Dois padres jesuítas viajam até o Japão do Século XVII para pregar o Cristianismo e pouco depois começam a ser perseguidos pelos seus atos. Baseado no livro homônimo de Shusako Endo.

Por que ficar de olho?: Se trata de um dos projetos de sonho de Martin Scorsese. O lendário diretor trabalha na adaptação desse livro desde o fim dos anos 80 e o projeto quase saiu do papel em 2009, com Daniel Day-Lewis e Benício del Toro. Agora, o elenco do longa conta com Andrew Garfield, Liam Neeson, Adam Driver, Ken Watanabe e Issei Ogata. A Paramount deverá produzir o filme, repetindo a parceria de O Lobo de Wall Street com Scorsese.

meryl streep

Ricki and the Flash

O que é?: Uma rockstar envelhecida tenta se reconectar com seus filhos já adultos.

Por que ficar de olho?: Com roteiro de Diablo Cody (Juno, Jovens Adultos) e direção de Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes), o filme conta com Meryl Streep no papel principal. O lance interessante do longa é que a filha da personagem de Streep será interpretada por Mamie Gummer, sua filha na vida real (o filho será Sebastian Stan, o Soldado Invernal de Capitão América 2).

Cidades de Papel

O que é?: Baseado no livro homônimo de John Green (Autor de A Culpa é das Estrelas), a trama do filme segue a história do jovem Quentin, que inicia uma “caça ao tesouro” atrás do paradeiro de Margo Roth Spiegelman, o amor da sua vida.

Por que ficar de olho?: Ainda que seja um dos primeiros livros de John Green (portanto, faltando ainda um pouco de polimento), a história de Cidades de Papel tem tudo pra funcionar muito bem na telona, com todas suas metáforas visuais. Além disso, a equipe por trás do filme é bem jovem e representa uma nova e talentosa geração de cineastas: o diretor é Jake Schreier, de Robot & Frank e o diretor de fotografia é David Lanzenberg, de Celeste & Jesse Forever.

paper towns

crimson peak imagens 01Crimson Peak

O que é?: Filme gira em torno de uma jovem mulher (Mia Wasikowska) que é levada de volta para casa por um carismático pretendente (Tom Hiddleston). Lá, ela encontra mais do que o esperado, incluindo uma irmã invejosa (Jessica Chastain) e mais do que uns esqueletos no armário.

Por que ficar de olho?: É o retorno de Guillermo del Toro dirigindo um filme de terror desde… bem, desde O Labirinto do Fauno se você considerar O Labirinto do Fauno um filme do gênero. Se não, é o retorno dele à um estilo de filmes que ele não dirige desde o começo da sua carreira. Durante todos esses anos nós temos visto os filmes de terror produzidos por Del Toro (Mama, Não Tenha Medo do Escuro, Os Olhos de Júlia, etc), então será bom vê-lo comandando um filme assim. Além disso, o elenco é bem competente e a produção parece excelente.

chappieChappie

O que é?: Chappie é o primeiro robô com a habilidade de pensar e sentir por si mesmo e acaba sendo sequestrado e crescendo com uma família disfuncional.

Por que ficar de olho?: Depois do excelente Distrito 9 e do não-tão-excelente-assim-mas-ainda-bom Elysium, Neill Blomkamp vem com mais uma ficção-científica de comentário social baseada na sociedade sul-africana e filmada com um monte de areia ao redor. Ainda assim, Chappie parece ser um projeto menor do que Elysium, onde um cara talentoso como Blomkamp pode desenvolver suas ideias sem o peso de ser um dos grandes blockbusters do ano.

The Age of Adaline

O que é?: Durante 8 décadas, Adaline Bowman permaneceu com 29 anos. Ela viu seus amados envelhecerem e jurou passar o resto da sua vida sozinha. Porém, quando ela encontra Ellis Jones, ela acaba dominada por um amor pela vida e passa a considerar voltar a se relacionar com alguém.

Por que ficar de olho?: O filme é mais um resultado da parceria entre Lee Toland Krieger e David Lanzenberg, diretor e diretor de fotografia de Celeste & Jesse Forever, e promete oferecer uma visão bem sensível e romântica sobre o amor e relacionamentos.

SpielbergSt. James Place

O que é?: James Donovan é um advogado durante a Guerra Fria que recebe a missão de negociar a liberação de Francis Gary Powers, um piloto americano cujo avião foi derrubado na União Soviética.

Por que ficar de olho?: O roteiro do longa é dos Irmãos Coen (Fargo, Onde os Fracos Não Tem Vez) e é dirigido por Steven Spielberg, que volta depois de um desgastante período com muitos projetos (Lincoln, Cavalo de Guerra, As Aventuras de Tintim, Indiana Jones). Se Spielberg está perseguindo tanto assim um Oscar, essa é a melhor chance dele.

Tomorrowland

O que é?: Uma adolescente cheia de curiosidade científica e um ex-menino-gênio embarcam numa jornada para revelar os segredos de um lugar escondido no Tempo e Espaço e que existe na memória dos dois.

Por que ficar de olho?: Entre 2010 e 2011, J.J. Abrams (Lost, Star Trek) realizou um dos seus projetos de sonho: dirigiu Super 8. Porém, ele passou MUITO tempo sem dizer nada sobre o longa, fazendo um enorme segredo em cima do filme – o que gerou um interesse massivo do público. Tomorrowland é algo bem parecido. Damon Lindelof (Lost, Prometheus) e Brad Bird (Missão Impossível – Protocolo Fantasma, Os Incríveis) se uniram para criar Tomorrowland e não revelaram nada sobre o projeto até agora, além de um trailer e essa sinopse magra que você lê acima. Tanto segredo (misturado com o pouco que já vimos) só aumenta a nossa curiosidade para conferir o filme que fez com que Brad Bird não quissesse dirigir Star Wars: Episódio VII.

black mass deppBlack Mass

O que é?: Baseado no livro Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Iris Mob, o filme gira em torno de dois irmãos: um deles um assassino condenado e uma figura do crime organizado (Johnny Depp) e o outro político democrata e advogado (Benedict Cumberbatch).

Por que ficar de olho?: Com direção de Scott Cooper, dos ótimos Tudo por Justiça e Coração Louco, o longa contém um elenco muito talentoso (além dos já citados, o filme conta com Sienna Miller, Juno Temple, Joel Edgerton, Dakota Johnson, Kevin Bacon, Jesse Plemons e Peter Sarsgaard) e uma trama que pode dar muito certo com sua mistura de drama, crime e ação.

everest jake gyllenhaalEverest

O que é?: Conta a história de um grupo que tentou escalar o Everest em 1996, as foi pego por uma severa tempestade de gelo durante a subida.

Por que ficar de olho?: Jake Gyllenhaal vem se firmando como um dos atores com melhor seleção de filmes da sua geração e Everest parece ser mais uma escolha acertada, com sua mistura de 127 Horas e filme de sobrevivência. O elenco também é muito bom: Keira Knightley, Josh Brolin, Robin Wright, Sam Worthington e Jason Clarke.

Victor Frankenstein

O que é?: Fala sobre as origens sombrias do doutor Viktor Von Frankenstein (James McAvoy) contada do ponto de vista do seu assistente Igor (Daniel Radcliffe).

Por que ficar de olho?: Com roteiros de Max Landis (Poder Sem Limites), o terror é apenas o primeiro envolvendo o Frankenstein que nós veremos nos anos vindouros e um dos mais interessantes nessa ideia de reviver (ou recontar) origens de monstros clássicos.

frankenstein daniel radcliffe


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários