Eis que um cara criou uma teoria brilhante sobre o Coringa de Jared Leto

Eder Augusto de Barros
edaummm

  sábado, 18 de julho de 2015

Eis que um cara criou uma teoria brilhante sobre o Coringa de Jared Leto

TEM SPOILER PRA CARAMBA, NÃO RECLAMA QUE EU NÃO AVISEI!

Bom, esse artigo é uma tradução de uma teoria que um cara criou no Reddit, o Dorkly postou, e eu tomei a liberdade de adicionar um ou dois pontos e complementar explicando algumas coisas dos quadrinhos para os não leitores que podem não entender. Basicamente a teoria fala sobre a origem do Coringa do Jared Leto pegando fatos dos trailers de Batman vs Superman: A Origem da Justiça e do Esquadrão Suicida, ambos lançados na San Diego Comic-Con desse ano.

Porém, vale salientar que se você é sensível a SPOILERS é melhor não ler essa teoria, pois além de um spoiler dos quadrinhos (tudo bem que já é bem antigo), nós ainda teremos um possível spoiler das gravações de Batman vs Superman que não foi divulgado anteriormente, e para embasar a teoria teremos um MEGA SPOILER do jogo Batman: Arkham Knight.

Se você está OK com esses SPOILERS então vamos lá:

movies-suicide-squad-trailer-harley-gum

Basicamente o usuário Jason-G169 no Reddit sugere que o Coringa vivido por Jared Leto no Esquadrão Suicida não é o verdadeiro Coringa e sim Jason Todd, antigo Robin que assume o manto do menino prodígio após Dick Grayson deixar a Bat-Caverna e se tornar o Asa Noturna.

Aqui eu vou explanar um pouco mais do que o nosso teórico. Nos quadrinhos Jason Todd era um delinquente que vivia de pequenos furtos aqui e ali até que um dia ele tem a brilhante ideia de roubar o pneu do Batmóvel, e claro, foi pego em flagrante pelo Homem-Morcego que lhe dá um belo de um esporro e depois aceita deixá-lo ser seu novo menino prodígio. Curiosamente essa semana publicamos um artigo homenageando os 75 anos do Robin e contamos a história do Jason e todos os outros que vestiram o manto, dá uma olhada.

Porém, o tempo de Todd como Robin não foi muito longo e ele não agradava o público, a DC então fez uma votação por telefone com os leitores para saber o destino do Robin, a editora questionava se o menino prodígio sobreviveria a tentativa de homicídio do Coringa ou se ele morreria e o Príncipe Palhaço do Crime teria exito em sua investida. O público votou e Robin, você é quem deixa a casa hoje.

Foi assim que Jason Todd, o Robin, morreu. A morte de Jason afetou bastante o Batman, mesmo assim Todd estava morto e pronto, Tim Drake sucedeu-o e passou a ser o novo Robin.

Batman-Vol.-1-427-1988

joker-kills-robin

Ra’s Al Ghul, que tinha contratado o Coringa para matar o Robin percebe que fez merda e leva o corpo do garoto para banhá-lo no poço de Lázaro. Jason Todd está de volta a vida, isso aconteceu 20 anos depois, nos quadrinhos. Ao ressucitar Todd volta muito descontrolado, raivoso, e furioso com Bruce por não ter se vingado dele matando o Coringa, ele então decide que vai fazer justiça mas sem o código de honra do Batman, ele vai matar sim, se preciso for. Ele assume o codinome de Capuz Vermelho, antiga identidade do Coringa e aqui está o primeiro fato da nossa teoria. Apesar de ter sido morto pelo Palhaço do Crime, Jason volta e assume uma antiga identidade de seu desafeto.

killing-joke

Se você leu a Piada Mortal de Alan Moore já vai manjar, se você não leu, uma rápido resumo sem estragar nada: na revista o Coringa conta sua origem, e antes de cair no tanque de ácido e se tornar o Palhaço Príncipe do Crime ele atuou com o codinome de Capuz Vermelho, uma entidade que realizava furtos e tocava o terror em Gotham. Inclusive vimos o Capuz Vermelho original na recente saga dos quadrinhos, Batman Ano Zero, e também na série de TV Gotham. Na série aliás dá pra pegar bem qual é a parada do Capuz, durante um episódio vários personagens vestem o capuz e de alguma forma aquilo torna-os confiante. A história de origem que o Coringa conta é bem por aí.

Ou seja, a teoria do rapaz tem como grande base Jason Todd já ter feito isso uma vez quando se tornou o Capuz Vermelho. Se fosse verdade isso daria uma outra dinâmica aos personagens e explicaria bastante o visual do Coringa de Leto, cheio de tatuagens aparentemente com as idéias viradas.

leto-joker-jason-todd

Sem contar que as tatuagens foram o primeiro grande ponto de argumentação quando a foto de Leto como Coringa apareceu, pensar no Coringa tatuado nunca foi óbvio, porém se pensarmos que cada tatuagem pode ter um significado para provocar o Batman pode fazer um pouco mais de sentido com destaque para suas delas: pássaro no braço direito, que deve representar um robin 1; e também o J no rosto que pode óbviamente representar Joker, mas também pode representar Jason, aliás, para essa segunda temos o pulo do gato e agora vem spoiler de Batman: Arkham Knight.

No recém-lançado jogo do Homem-Morcego (veja o que achamos aqui), o Espantalho amplificou sua toxina e conta com a ajuda de um novo personagem, o Arkham Knight, e todo o exército militar que ele controla. Esse novo Cavaleiro de Arkham aparentemente conhece e administra um ódio grande pelo Batman. No fim do jogo descobrimos que Arkham Knight era Jason Todd, até aí até era bem esperado, não fosse essa cicatriz em forma de J que o jovem tem na cara, exatamente na mesma posição da tatuagem do Coringa:

jason-arkham-knight

Indo para mais fatos dos trailers. No de Batman vs Superman ainda temos um relance no uniforme do Robin pichado pelo que parece ser o Coringa com a frase “Hahah Joke’s on you BATMAN!” (A piada é você BATMAN!), que pode ser facilmente uma tirada com a cara do Homem-Morcego pelo fato do seu fiel aliado ter se tornado seu grande inimigo, seu nêmesis. Para completar ainda no trailer de BvS temos Bruce vendo num jornal uma matéria dizendo que a Torre Wayne foi destruída e escrito com caneta por cima, provavelmente pelo mesmo Coringa (apesar de valer saliente que as grafias são diferentes, seria um o Coringa verdadeiro e outro Jason Todd?) a frase: “You let your FAMILY DIE!” (Você deixou sua FAMÍLIA MORRER!), fazendo referência a Robin que provavelmente morreu, ou até a mais que um Robin.

robin-suit-batman-v-superman

you-let-your-family-die

A mensagem está subentendida como algo relacionado a Torre, o fato dela ser a Financeira da família Wayne, e como vemos a Mansão destruída, pode até ter o ocasionado a falencia da família e por isso a mensagem dizendo que Bruce deixou a família morre, no caso, o legado dos Wayne. OU pode ter relação com o demônio de Bruce por se sentir culpado com a morte dos país (trecho que está no trailer), ou ainda com a morte de Jason Todd, alvo da teoria e que efetivamente morre nos quadrinhos, ou ainda, a esse possível SPOILER GIGANTE que saiu diretamente das gravações de Batman v Superman e você precisa clicar aqui se quiser saber.

Para finalizar, nos comentários da teoria o user Novneet Chhabra ainda destaca a frase que Bruce diz no trailer: “20 years in Gotham. How many good guys are left? How many stayed that way?”, ou em bem português: “20 anos em Gotham. Quantas pessoas boas ainda restam? Quantas delas vão continuar boas?”. Seria Jason Todd um dos good guys que não é mais tão good assim?

Acho que o mais curioso dessa teoria é que quando o trailer do Esquadrão saiu a primeira vista todo mundo dizia que na cena final o Coringa estava torturando o Jason, depois, com mais calma, ficou claro que é a Arlequina de Margot Robbie. Se você parar para pensar, ela depois de torturada pelo Coringa se apaixona por ele e se transforma na Arlequina. Não poderia ter acontecido o mesmo com Todd?


  1. American Robin é um pássaro do qual o nome do personagem foi tirado, confesso não saber o nome desse pássaro em português, veja na Wikipédia.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários