Documentário sobre criação de jogos vai competir no Festival de Sundance

  Leandro de Barros  |    quinta-feira, 01 de dezembro de 2011

O documentário vai fazer a sua estréia mundial no conceituado Festival de Sundance, que vai acontecer entre os dias 19 e 29 de janeiro do ano que vem, nos EUA

Se você gosta de videogames, em algum momento da sua prestigiosa carreira gamer você desejou poder criar seu próprio jogo. Não é preciso ter vergonha, é algo pelo qual todos nós passamos, exatamente igual jogar com a Chun-Li e pausar o game num certo momento.

Os jogos representam mundos próprios do mesmo jeito que livros e filmes fazem, com o acréscimo da interatividade nessa conversa. O ser humano é apaixonado por histórias e o mundo dos games é uma das mídias favoritas de muitos de nós justamente porque possui diversos níveis de imersão e coloca o jogador a viver as histórias contadas.

Porém, se jogar um game é sensacional e divertido, desenvolver um game não é tão chuchu-beleza assim. Principalmente se você tenta trabalhar por conta própria, sem um estúdio de apoio. Digo por experiência própria.

Pensando nisso, os canadenses James Swirsky e Lisanne Pajo, decidiram filmar Indie Game: The Movie, um documentário sobre os processos de criação de jogos independentes e toda a história por trás de cada projeto, o esforço, trabalho, a dedicação e a frustração que os desenvolvedores passam.

Entre os entrevistados para o projeto estão Edmund McMillen e Tommy Refenes, cridores do popular Super Meat BoyPhil Fish, criador de FEZ,  e Jonathan Blow, criador de Braid.

O documentário vai fazer a sua estréia mundial no conceituado Festival de Sundance, que vai acontecer entre os dias 19 e 29 de janeiro do ano que vem, nos EUA, durante a competição de documentários estrangeiros do festival. Clique aqui para conhecer todos os participantes do Festival de Sundance (tem até filme brasileiro com o Wagner Moura no meio!).

Confira o trailer do documentário lá em cima. Para comprar o DVD do documentário ou uma cópia digital, visite o site oficial de Indie Game: The Movie.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários