Disney pode lançar versão original da primeira trilogia de Star Wars em Blu-Ray

Leandro de Barros

  segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Disney pode lançar versão original da primeira trilogia de Star Wars em Blu-Ray

Material deve sair antes do lançamento do Episódio VII

Existem muitos fãs de Star Wars pelo mundo que nunca chegaram a ver a versão original da primeira trilogia da franquia, já que o cineasta George Lucas é muito adepto da técnica de “melhorar” seus filmes com CGI anos após os seus lançamentos originais.

Um dos exemplos mais famosos sobre essas mudanças em Star Wars é a polêmica sobre quem atirou primeiro: Han Solo ou Greedo. Para quem não conhece, aí vai uma pequena explicação:

Em Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, nós conhecemos Han Solo na Cantina Mos Eisley, onde ele é abordado pelo caçador de recompensas Greedo. Basicamente, o que Greedo quer é capturar Han porque Jabba colocou um preço pela cabeça do personagem. Os dois trocam ameaças veladas até que, quando Greedo está prestes a tentar algo, Han saca sua pistola e atira no adversário.

Anos depois, em 1997, uma nova versão dessa cena mostra Greedo atirando primeiro e Han revidando depois. A mudança parece pequena, mas revoltou os fãs de Star Wars, que iniciaram a uma onda gigantesca de reclamações, que dura até hoje. Lucas preveriu alterar a cena porque não gostava de Han ser retratado como um assassino logo no começo do filme, enquanto os fãs achavam que essa cena era fundamental na formação do personagem e que alterá-la diminuiria o impacto da transformação pela qual Solo passa durante a trilogia.

Seja como for, desde 1997 que não existe uma versão (em qualidade superior a LaserDisc) de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança onde Han seja o único a atirar (como foi quando o filme estreou nos cinemas). Mas isso está prestes a mudar.

Segundo o ComicBook, a Disney planeja lançar a versão original da primeira trilogia de Star Wars em Blu-Ray. Estamos falando da mesma versão exibida nos cinemas, a mesma versão sem absolutamente nenhuma alteração feita por George Lucas.

De acordo com a publicação, a ideia de lançar esse material em alta-qualidade é antiga, mas que encontrou dificuldades para sair do papel porque alguns dos negativos originais utilizados nas filmagens da trilogia foi danificado. Por causa disso, a Disney ainda não definiu uma data pro lançamento desses discos, mas deve ser antes da estreia de Star Wars: Episódio VII.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários