Criadora de Valente não gostou das mudanças da Disney em Merida

Leandro de Barros

  segunda-feira, 13 de maio de 2013

Criadora de Valente não gostou das mudanças da Disney em Merida

Brenda Chapman diz que a mudança de visual da Merida foi uma "atrocidade"

Há algumas semanas, a Disney anunciou que iria coroar uma nova Princesa. Aparentemente, isso é algum tipo de evento importante na cabeça de algumas pessoas, mas a novidade foi completamente ignorada aqui no Supernovo provavelmente porque tínhamos algo mais importante para fazer (talvez conferir o crescimento da grama do jardim daqui, ou algo do tipo).

Porém, essa informação foi muito importante para algumas pessoas, importante à ponto de, vejam só, gerar polêmica.

A escolhida para se tornar uma nova Princesa Disney foi Merida, a protagonista da animação Valente, da Pixar. Aliás, imagino que agora eu deva chamá-la de Princesa Merida – só que ela já era uma princesa antes e isso está me confundindo muito.

Além da coroa e do novo título, Dona Merida passou por um “banho de loja”, também conhecido como redesign. Ou seja, ela foi redesenhada para ser uma Princesa Disney e encaixar melhor  nas suas companheiras de campanha de marketing. Agora, Merida é essa aí:

Merida novo visual

Tudo bem até que o The Independent Journal foi falar com Brenda Chapman, co-diretora e co-criadora da personagem, que não gostou muito dessa brincadeira.

Eu acho que é uma atrocidade o que eles fizeram com Merida. Quando garotinhas dizem que gostam mais dela assim porque é mais brilhante, está tudo muito bom e bonito, mas subconscientemente, eles estão pregando esse visual provocante e aspecto magro da nova versão. É horrível! Merida foi criada para QUEBRAR esse molde – para dar às garotas um modelo melhor e mais forte, um modelo mais acessível, com mais substância, não apenas um rostinho bonito esperando por romance“, disse a cineasta.

A Disney mudou o visual da personagem, justamente deixando mais brilhante e com o mesmo “traço” das outras princesas, para que Merida não destoe da identidade visual da campanha de marketing da empresa. Para Chapman, a Disney teria o mesmo sucesso sem essa mudança: “Eles receberam uma oportunidade de bandeja para oferecer aos consumidores algo com mais substância e qualidade – QUE AINDA ASSIM VENDERIA – e eles tiveram total desprezo por essa oportunidade em nome de uma visão estreita sobre ‘o que irá fazer dinheiro’. Eu esqueci que o objetivo da Disney é fazer dinheiro sem nenhuma preocupação com a sua integridade. Que ingênua que fui“, completou a diretora.

Por fim, dê uma comparada nos dois visuais da personagem:

Merida novo visualmerida antiga

Na minha singela opinião, eu alinho com a gloriosa dona Brenda Chapman. Se as garotinhas querem uma Princesa como modelo, que assistam Game of Thrones e vejam como a Daenerys arrebenta com todo mundo que tenta entrar no seu caminho. Essa história de esperar o Príncipe Encantado salvar o dia já saiu de moda.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários