Christopher Nolan coloca uma câmera IMAX no bico de um jatinho para filmar Insterstellar

Leandro de Barros

  terça-feira, 19 de novembro de 2013

Christopher Nolan coloca uma câmera IMAX no bico de um jatinho para filmar Insterstellar

Nolan não teme o desastre durante as filmagens da sua nova ficção-científica

Num mundo onde as câmeras de filmagem estão ficando proporcionalmente melhores e mais baratas se comparado com alguns anos atrás, o que começa a permitir que um leque bem maior de pessoas possa filmar uma história e disponibilizá-la em alta qualidade, existe uma câmera em específico que segue o caminho oposto.

Custando cerca de $500 mil dólares para produzir e um aluguel na base dos milhares de dólares por dia, as câmeras IMAX são algo absolutamente fora do padrão. Pesando cerca de 109Kgs (as câmeras “normais” pesam em média 18Kgs), precisando de suportes especiais para a sua movimentação, podendo filmar apenas 3 minutos por vez e produzindo uma imagem tão gigante e perfeita que aumenta em 5 vezes o custo de qualquer efeito aplicado ali, as câmeras IMAX podem ser um pé no saco de qualquer cineasta. Mas hey, o resultado é uma coisa linda, né?

Tanto é assim, que Christopher Nolan é um desses caras apaixonado por IMAX. Ele já chegou a declarar publicamente que considera o IMAX o melhor formato de filmagem já inventado e tudo mais. Assim, ele tenta rodar partes dos seus filmes em IMAX, como foi em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Batman – O Cavaleiro das Trevas. Interstellar, seu novo projeto, também terá cenas em IMAX, que começaram a ser rodadas recentemente.

Agora, lembra que eu disse que câmeras IMAX são extremamente caras ($500 mil por cada uma)? Lembra que elas são super-pesadas, de difícil manuseio e que o aluguel de uma delas é caríssimo? Portanto, se você é alguém que vai trabalhar com algo assim, o ideal é tratar com o maior cuidado possível, certo?

Por exemplo, colocar uma câmera IMAX no bico de um jatinho pra rodar algumas cenas aéreas não seria uma opção. Certo?

Intersellar IMAX 01

Intersellar IMAX 02

Não se você é Christopher Nolan. As imagens acima foram divulgadas por Paul J. Franklin, supervisor de efeitos especiais de Interstellar. Ali, podemos ver que Nolan coloco uma câmera IMAX no bico de um jatinho para filmar algumas cenas aéreas (talvez simular a visão de um piloto em primeira pessoa?). É uma loucura? Obviamente. A chance de dar merda foi gigante? Claro! Mas o resultado final deve ter sido algo extraordinário.

Como se a nossa ansiedade por Interstellar não pudesse aumentar.

No elenco de Interstellar, temos Matthew McConaughey(Magic Mike), Anne Hathaway (Os Miseráveis), Jessica Chastain (A Hora Mais Escura), Bill Irwin (O Casamento de Rachel), John Lithgow (Dexter), Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford), David Gyasi (A Viagem), Wes Bentley (Jogos Vorazes), Mackenzie Foy (A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 1), Timothée Chalamet(Homeland), Topher Grace (Homem-Aranha 3), David Oyelowo (Jack Reacher), Ellen Burstyn (O Exorcista) e Michael Caine (Batman – O Cavaleiro das Trevas). O longa estreia no fim do ano que vem.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários