Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador é o nome nacional de Capitão América 2

Leandro de Barros

  quinta-feira, 04 de abril de 2013

Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador é o nome nacional de Capitão América 2

Segundo filme do Sentinela da Liberdade se chamará Capitão América - O Retorno do Primeiro Vingador no Brasil

No ano passado, a Marvel anunciou o título oficial de seus próximos filmes. Homem de Ferro 3 ficou Homem de Ferro 3 mesmo, Thor 2 se tornou Thor: The Dark World, Os Guardiões da Galáxia não ganhou subtítulo e Capitão América 2 passou a ser chamado de Capitão América: The Winter Soldier.

Quem conhece um pouco dos quadrinhos da Casa das Ideias, sabe que o tal Winter Soldier citado é o Soldado Invernal, título assumido por Bucky, parceiro do Capitão América depois de sofrer lavagem cerebral pelo exército russo. Assim, não há muita surpresa sobre o que devemos aguardar sobre a trama do filme: em algum momento, o Soldado Invernal aparecerá, lutará com o Capitão América e a vida continua. As artes conceituais do longa comprovam isso.

Dessa forma, não havia muita dificuldade em imaginar o filme sendo chamado no Brasil de Capitão América: O Soldado Invernal. Essa era, afinal, a tradução exata do nome do filme (que não exigia adaptações). Porém, há algum tempo, tem circulado pela rede o nome Capitão América: O Soldado do Inverno. Não era exatamente a melhor tradução, mas vamos dizer que até que fazia sentido.

Porém, hoje, o CinePOP divulgou com exclusividade que o segundo filme do Sentinela da Liberdade se chamará Capitão América: O Retorno do Primeiro Vingador.

Qual o sentido desse título? Obviamente não é uma adaptação do título original para facilitar o entendimento do público nacional (como O Soldado do Inverno talvez fosse). A ideia por trás do título, por questão de lógica, deve ser porque “O Retorno do Primeiro Vingador” seja mais apelativo que “O Soldado Invernal” – o que , vamos combinar, não é o caso. Fãs de quadrinhos não vão curtir o nome e o público casual provavelmente não vai nem ligar (era preferível chamar de Capitão América 2 mesmo). Pra ser sincero, só consigo imaginar que o título nacional do longa seja esse por ter a palavra “Vingador” presente, tentando pegar um hype no sucesso de Os Vingadores – 2 ANOS DEPOIS DO FILME ESTREAR.

Enfim, é isso. Agora é esperar pela estreia de Homem de Ferro 3: Gênio, Playboy, Bilionário e Filantropo, de Thor 2: Loki é Adotado! e de Os Guardiões da Galáxia: Nós Estaremos em Os Vingadores 2, Sério!

A direção de Capitão América: O Retorno do Primeiro Vingador será de Anthony e Joe Russo. No elenco, teremos Chris Evans, Sebastian Stan  Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, George St. Pierre, Emily VanCamp, Cobie Smulders e Anthony Mackie.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários