Andy Serkis fala sobre seu papel em O Hobbit e O Planeta dos Macacos

  Leandro de Barros  |    segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012

Ator comenta como é voltar à Terra Média, as diferenças entre filmar em O Hobbit e O Senhor dos Anéis e porque a tecnologia de captura de movimentos deveria ser considerada uma atuação normal

Em entrevista ao Collider no Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, o ator Andy Serkis falou sobre seu retorno à Terra Média nos dois filmes de O Hobbit e sobre seu papel na franquia O Planeta dos Macacos.

Serkis começou falando sobre as diferenças em filmar em O Hobbit e filmar nos filmes de O Senhor dos Anéis, lançados na década passada: “[Voltar para a Terra Média] é ótimo! É fantástico! O melhor é que, com essa tecnologia, nós podemos filmar nos sets. Eu não tenho que voltar e repetir todo o processo [de captura de movimento] Não há mais uma disconexão. Quando eu estou atuando com meus companheiros nos sets, é pra valer, seja lá o que acontecer entre os atores em cena é que fica filmado. O ator em carne e osso é filmado com câmeras normais enquanto minha performance como Gollum é filmada com as câmeras de captura de movimento“.

O ator comentou sobre a polêmica em relação à tecnologia de captura de movimentos, que ele já é um especialista no uso. Afinal, a captura de movimentos é considerada atuação normal? Os efeitos digitais são apenas mais uma camada de maquiagem nos atores ou não? Segundo Andy Serkis, a resposta é positiva: “É um pouco estranho para as pessoas entenderem. Captura de movimentos, como tecnologia, é realmente apenas outra maneira de gravar a performance de um ator. Basicamente, todos os atores que estão usando roupas com marcadores e também estão usando marcadores faciais estão, de certa maneira, usando uma maquiagem digital. É assim que devemos pensar sobre a tecnologa, nessa era da captura de movimentos. Então, todo o conteúdo emocional, as decisões da atuação e a maneira como você interage com seus colegas atores é decidida nos sets. Não há realmente nenhuma diferença entre atuar com uma roupa de captura de movimentos ou uma roupa normal. Eu já trabalhei com as duas. Eu tenho estado no palco e trabalhado como ator muitos anos e usei diferentes ferramentas. Em já trabalho como ator por muitos anos e já usei muitas diferentes ferramentas“.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada estréia em 14 de dezembro de 2012, com direção de Peter Jackson e com Martin Freeman, Ian McKellenHugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee, Andy Serkis, Lee Pace, Richard Armitage, Ian Holm,Stephen Fry, Orlando Bloom, Evangeline Lilly, Barry Humphries, Luke Evans e Benedict Cumberbatch no elenco.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários