Andrew Garfield fala sobre a reação negativa dos fãs à O Espetacular Homem-Aranha 2

Jack Mankey

  quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Andrew Garfield fala sobre a reação negativa dos fãs à O Espetacular Homem-Aranha 2

Ator diz que filme sofreu um pouco com cortes feitos pelo estúdio, mas que se surpreendeu com as críticas dos fãs

Apesar da gente genuinamente achar que O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro foi um filme legal e supimpa, muita gente reagiu negativamente à mais recente aventura do menino Peter Parker (Andrew Garfield) nos cinemas.

Agora, em entrevista ao The Daily Beast durante o Festival de Cinema de Toronto, o ator Andrew Garfield comenta de forma corajosa esse linchamento que alguns fãs promoveram no longa, não se escondendo da “responsabilidade” por essa reação, mas sem medo de culpar estúdios e produtores por algumas interferências criativas no projeto.

Eu li um monte de reações das pessoas e eu tive de parar porque eu senti que ler esse material estava tirando um pouco da maneira como eu realmente me sentia sobre o filme. Pra mim, eu li o roteiro que o Alex [Kurtzman] e o Bob [Orci] escreveram e eu genuinamente adorei. Tinha um fio que ligava tudo. Acho que o que aconteceu foi que, durante a pré-produção, a produção e a pós produção, quando você pega algo que funciona num inteiro e começa a retirar pedaços – porque existia muito mais material do que o que foi parar no corte final e tudo estava relacionado. Uma vez que você começa a retirar essas coisas dizendo que ‘Isso não funciona’, então você perde aquele fio condutor e é difícil seguir com o ritmo da história. Certas pessoas do estúdio tiveram problemas com certas partes do filme e, no fim das contas, o estúdio é quem tem a palavra final nesse tipo de filmes porque se trata dessas franquias gigantescas e a gente tem de responder à eles

Apesar disso tudo, o ator ainda defendeu o filme e como se orgulha do trabalho mesmo com uma reação um pouco negativa dos fãs.

Mas eu digo isso, falando só da minha experiência ao invés de como o filme foi recebido, eu pude trabalhar em cenas profundas que normalmente não vemos em filmes de quadrinhos e pude explorar esse jovem orfão – muito do que nós fizemos foi retirado e onde explorávamos mais. É interessante fazer essa avaliação depois do filme. Eu tenho muito orgulho dele e me diverti muito e me surpreendi um pouco com essa resposta do público. Mas é uma questão de discernimento. O que essas pessoas estão realmente dizendo? O que está por trás dessas queixas e o que nós podemos aprender disso? Não podemos dizer que ‘Ah meu Deus, nós estragamos tudo porque todas essas pessoas estão dizendo essas coisas’. Nós temos de nos perguntar ‘O que nós acreditamos que é real?’. É porque esse é o quinto filme do Homem-Aranha em sei lá quantos anos e o público está um pouco cansado? É porque tinha muita coisa na história? Porque as coisas não ligavam? Se tudo tivesse ligado sem problemas, teria sido muito mesmo assim? Tivemos problemas com o tom do filme? Quais foram esses problemas? Eu acho que tudo isso é valioso. Criticismo construtivo é diferente das pessoas serem justamente idiotas e eu amo um pouco de crítica construtiva. Com sorte, nós podemos entender o que está por trás desse criticismo e se nós realmente erramos alguma coisa

O Espetacular Homem-Aranha 3, que iria sair em 2016, foi adiado para 2018.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários