Análise do trailer de Transformers 4: A Era da Extinção

Assim como fizemos com Capitão América 2: O Soldado Invernal, vamos separar alguns minutos para olhar com mais atenção e carinho para o primeiro teaser trailer de Transformers 4: A Era da Extinção, divulgado ontem – se não viu, clique aqui pra ver!

Se já viu, segue lendo.

transformers era da extincao trailer 01

O trailer abre com uma imagem bem impressionante de um Decepticon e uma nave espacial semi-destruída por trás. Digam o que quiserem, mas os filmes de Transformers sempre deram imagens impressionantes.

transformers era da extincao trailer 02

transformers era da extincao trailer 03

transformers era da extincao trailer 04

Depois disso, somos apresentados aos protagonistas: Tessa (Nicola Peltz); Mark Wahlberg, que interpreta um cara chamado Cade, mas que será sempre o Mark Wahlberg no nosso coração; e o Optimus Prime velho de guerra – notem como eles ignoram o namoradinho da menina nessa apresentação. Esse não sobrevive pro próximo filme…

transformers era da extincao trailer 05

Nesse momento, o Decepticon do começo do trailer transforma a sua cara na maior arma que o cinema americano já viu e dá um tiro no peito do Optimus Prime. Numa era dominada por filmes de super-heróis, o poder MAIS LEGAL de todos vem de Transformers 4.

transformers era da extincao trailer 06

BOOM! Megatron na sua cara! Sim, o grande vilão da série está de volta. Ele não tinha morrido no terceiro filme? Bem, quem se importa, né? Ele tinha morrido nos outros dois primeiros também e isso não o impediu de voltar. Além disso, não é como se Michael Bay se importasse com detalhes como cronologia ou impecilhos como “morte de um personagem”. Ele vai contar a história que seu coração mandar – ou ele provavelmente nem lembra quem é Megatron…

transformers era da extincao trailer 07

Sim, naves espaciais atacando a Terra – Transformers 4 terá exatamente o mesmo plot dos outros três filmes da franquia. Como ninguém presta atenção, o Bay só muda os atores e economiza uma grana ao não contratar um roteirista – hey, alguém tem de se sacrificar por esses efeitos especiais!

Ah, só pra não esquecer:

Esse filme...
Esse filme…
... é dirigido por...
… é dirigido por…
... Michael Bay...
… Michael Bay!
... eu disse...
Repito…
... Michael Bay!
… Michael Bay!

transformers era da extincao trailer 10

Acima, Optimus Prime preso feito um animal no açougue no que parece ser uma nave Decepticon. O líder dos Autobots já viu dias melhores…

transformers era da extincao trailer 14

E o primeiro Dinobot a aparecer é um Pterossauro de duas cabeças que pega o Bumblebee em pleno ar (que falta faz o Shia LaBeouf para evitar que esses vacilos acontecessem!).

transformers era da extincao trailer 15

E claro, a melhor parte do trailer: Optimus Prime montado num Tiranossauro-Rex Robô. Agora, um pequeno exercício de escala. Se o Optimus Prime é do tamanho de um prédio, qual é o tamanho desse Dinobot aí? Mais do que isso, qual o tamanho da montanha que está ali no fundo? Aliás, aliás, vejam essa imagem:

transformers era da extincao trailer  17

Ok? Vejam que uma humana é menor que a cabeça do Optimus Prime e veja também que aquela planta no canto inferior do telhado da pagoda é do tamanho da cabeça do Optimus Prime. Ou seja, um humano é um pouco menor que aquela planta, então façam mais ou menos o exercício de imaginação com a escala dessa imagem…

transformers era da extincao trailer 16

E o vídeo conclui com o Prime usando sua montaria para sair daquele parque. Esse foi o trailer de Jurassic Park IV: A Aventura Robótica!

Falando um pouco mais sério agora, o trailer não traz nada de novo em termos de formato ou abordagem na franquia – até porque, por mais criticado que o Bay seja, a Paramount nada em rios de dinheiro com os filmes de Transformers. Então, pra que mudar?

A grande novidade, claro, são os Dinobots. O público casual, que não acompanha as novidades e nem imaginava que existiam dinossauros no universo de Transformers, deve ter ficado entusiasmado com a ideia. Os poucos que são fãs da linha de brinquedos da Hasbro a ponto de se incomodar com a mitologia de Cybertron terão ataques epiléticos com os Dinobots servindo como montaria dos Autobots, mas eles já criticavam os filmes antes.

O que você achou do trailer?

The Handmaid’s Tale – Review – 1ª Temporada

Começa numa perseguição de carro e continua numa perseguição a pé, uma família acuada tenta fugir de seus perseguidores se embrenhando na floresta, a tensão...

Agents of SHIELD – Review – 4° Temporada

Magnifica! É a primeira palavra que me vem à mente para descrever a série Agents of SHIELD, uma série que começou com uma pegada totalmente...

Crítica | Resident Evil 6 – O Capítulo Final

Resident Evil 6 – O Capítulo Final, dirigido por Paul W. S. Anderson e levemente baseado no jogo de vídeo game do mesmo nome,  é...

Desventuras Em Série – Crítica – 1° Temporada

A quase 12 anos atrás, chegava ao cinema a adaptação de um dos maiores sucessos literários da história. “Lemony Snicket’s A Series Of Unfortunate Events”,...

Resenha de Como Tatuagem, de Walter Tierno

Walter Tierno é autor nacional, publicou dois livros pela Giz Editorial (Cira e o Velho e Anardeus – No Calor da Destruição) e agora, pela...

Resenha de Além-Mundos, de Scott Westerfeld

Scott Westerfeld é, atualmente, um dos escritores que considero consistentes a ponto de ler seus livros sem saber exatamente do que se tratam e ainda...