Amour, de Michael Haneke, leva a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012

  Leandro de Barros  |    terça-feira, 29 de maio de 2012

Os vencedores do Festival de Cannes 2012 são finalmente anunciados

Cannes 2012Depois de um longo festival, finalmente os vencedores do Festival de Cannes 2012 foram anunciados, com destaque para a Palma de Ouro vencida pelo filme Amour, de Michael Haneke.

O curioso é que o diretor volta a vencer o Festival de Cannes apenas 3 anos depois de ter ganho a Palma de Ouro pela primeira vez, com o filme A Fita Branca. Reality, filme do diretor italiano Matteo Garrone, levou o Grande Prêmio do Júri do festival.

Nesse ano, o júri de Cannes foi composto pelo estilista Jean-Paul Gaultier, pelos diretores Andrea Arnold, Alexander Payne e Raoul Peck e pelos atores Ewan McGregor, Diane Kruger, Emmannuelle Devos e Hiam Abbass. Quem presidiu o júri foi o cineasta italiano Nanni Moretti.

A escolha da Melhor Interpretação Feminina do Festival foi dividida entre duas atrizes do mesmo filme. Cosmina Stratan e Cristina Flutur, ambas de Dupa Dealuri, de Cristian Mungiu, foram as escolhidas do Júri. Já o prêmio de Melhor Interpretação Masculina ficou para Mads Mikkelsen (007 – Cassino Royale) pelo seu trabalho em Jagten, do diretor Thomas Vinterberg. Atualmente, o ator negocia para estar em Thor 2.

O Melhor Diretor do Festival de Cannes foi o mexicano Carlos Reygadas pelo criticado Post Tenebras Lux. Já o Melhor Filme Estreante, o famoso Camera d’Or, foi para o americano Benh Zeitlin, pelo filme Beasts of the Southern Wild. “Não é apenas o meu primeiro filme, mas também o primeiro filme de todo mundo que trabalhou nele. Você nunca sabe se vai ser convidado a dançar no templo, mas obrigado. Vocês mudaram a vida de todos“, disse o cineasta estreante.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários