Akira Kurosawa e outros cineastas japoneses receberão honraria no WGA

Leandro de Barros

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Akira Kurosawa e outros cineastas japoneses receberão honraria no WGA

Prêmio Jean Renoir será entregue para homenagear Akira Kurosawa, Shinobu Hashimoto, Ryûzô Kikushima e Hideo Oguni.

Akira Kurosawa

O Sindicato dos Roteiristas de Hollywood do Oeste anunciou nesse fim de semana que vai entregar o prêmio Jean Renoir, dedicado à homenagear roteiristas estrangeiros que contribuíram com o avanço dos roteiros em filmes, à quatro cineastas japoneses na edição de 2013 do WGA, o Writers Guild Awards.

Dentre os escolhidos, o nome que mais se destaca é o de Akira Kurosawa, talvez o cineasta asiático de maior reconhecimento na parte ocidental dessa rocha que chamamos de planeta.

Kurosawa nasceu em Tóquio no longínquo ano de 1910 e dirigiu cerca de 30 filmes durante toda a sua carreira, se tornando um dos diretores que mais influenciaram cineastasde outras partes do mundo. Um dos longas mais famosos de Kurosawa é o clássico Os Sete Samurais, de 1954, cujo roteiro também possui colaboração de Kurosawa. Outros famosos filmes do diretor são Rashomon, Yojimbo – O Guarda-Costas e Ran, todos com direção de Akira Kurosawa e colaboração do mesmo nos roteiros.

A lista de homenageados no WGA 2013 continua com Shinobu Hashimoto, Ryûzô Kikushima e Hideo Oguni. Todos eles são grandes colaboradores de Akira Kurosawa, tendo trabalhado em direfentes películas do diretor. Hashimoto, por exemplo, colaborou nos roteiros de Os Sete Samurais, Rashomon, Viver e Trono Manchado de Sangue. Kikushima colaborou em Yojimbo e Trono Manchado de Sangue, além de ter escrito alguns outros longas que não foram dirigidos por Kurosawa, como O Último a Cair (com Bruce Willis) e Tora! Tora! Tora!, de Richard Fleischer, Kinji Fukasaku e Toshio Masuda. Por fim, Hideo Oguni trabalhou com Kurosawa em filmes como Os Sete Samurais, Ran, Viver, O Trono Manchado de Sangue e Anatomia do Medo.

A cerimônia de entrega do WGA 2013 acontecerá no próximo dia 17 de fevereiro, em Los Angeles.

via WGA


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários