Academia anuncia sistema de votação online no Oscar 2013

  Leandro de Barros  |    quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em 2013, a votação dos nomeados ao Oscar será feita online, para agilizar o processo de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, a premiação mais famosa de Hollywood, anunciou hoje a primeira grande mudança no sistema de votação do prêmio dos últimos anos.

Em press release divulgado à imprensa americana, a Academia anunciou que vai implantar um sistema de votação online para agilizar o processo de escolha dos vencedores da premiação. A iniciativa surgiu depois de 83% dos votantes da Academia terem disponibilizado um email de contato, solicitado pela Academia.

Com a votação online, a Academia espera ser capaz de promover a festa de entrega do Oscar mais cedo do que o normal, possivelmente no fim de janeiro ou no começo de fevereiro. A iniciativa estará disponível a partir de 2013.

Oscar 2012 – A Polêmica

Na última terça-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os nomeados ao Oscar 2012. Você pode conferir a lista toda aqui.

Imediatamente após o anúncio, uma enorme polêmica se instaurou na internet. Muita gente começou a reclamar de alguns filmes que não foram indicados, outros que foram e não mereciam, etc.

Uma das maiores reclamações por parte dos internautas, dá-se ao fato de que As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne, filme dirigido por Steven Spielberg e produzido por Peter Jackson, não foi indicado ao Oscar de Melhor Animação. Como o Supernovo já lembrou na própria terça-feira, Tintim nunca foi elegível para a categoria de Melhor Animação, já que por regra, a Academia não considera a tecnologia de captura de movimentos, usada em Tintim, como animação.

Embora seja consenso no QG do Supernovo de que Tintim poderia aparecer como um dos indicados à Melhor Filme, desde o início da sua produção já era sabido que o longa não poderia concorrer à Melhor Animação.

Outro nome muito citado nas reclamações na rede é o de Andy Serkis, alvo de uma campanha da 20th Century Fox devido ao seu trabalho no filme O Planeta dos Macacos: A Origem. Infelizmente, Serkis não conseguiu uma indicação nem à Melhor Ator e nem à Melhor Ator Coadjuvante.

Qual a sua reclamação sobre o Oscar 2012?


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários