Cobertura CCXP – Supernovo entrevista Neville Page, o designer de Avatar!

Pedro Luiz

  sexta-feira, 05 de dezembro de 2014

Cobertura CCXP – Supernovo entrevista Neville Page, o designer de Avatar!

O designer conceitual responsável por Avatar, Super 8, Star Trek e outros sucessos de Hollywood, falou com o Supernovo. Confira a entrevista!

Neville Page. O responsável pela arte conceitual de filmes como Avatar, Star Trek, Tron – O Legado, Super 8 e outros sucessos de Hollywood veio à Comic Con Experience no segundo dia de painéis para apresentar sua celebrada palestra “A Beleza é a Fera”. O propósito era discutir o design de criaturas no cinema e, de quebra, mostrar como funciona o seu método de criação. A parceria entre a Saga – School of Art, Game and Animation e a Gnomon School of Visual Effects tornou possível a vinda de Page ao Brasil.

Star+Trek+Darkness+Blu+ray+DVD+Release+Event+nDBcMn4kaNcl

Nós aproveitamos a oportunidade para conversar sobre alguns assuntos. Confira na íntegra.

Supernovo: Olá, sr. Page. Você é de Chicago, certo?
Neville Page: Sim, exato.

SN: Então você é fã do Chicago Bears (time de futebol americano da cidade)?
NP: Oh, não… Eu torço para o Chicago Cubs (time de baseball da cidade)!

SN: Oh, o melhor time!
NP: Sim, o melhor time! (risos)

SN: É a sua primeira vez no Brasil?
NP: Não, é a sexta vez que venho ao Brasil.

SN: Sobre o seu trabalho. Qual é a motivação do seu painel e qual a possibilidade de vermos algum novo projeto ou concept que você vem desenvolvendo?
NP: Sim, existem algumas coisa novas sobre o meu trabalho que serão lançadas no ano que vem. E a razão pela qual trouxemos isso (o painel) é que, como designer, quero compartilhar com as pessoas exatamente como funciona o meu trabalho, o processo de criação e as técnicas, para que eles se interessem e queiram aprender mais sobre.
Tenho trabalhado em alguns filmes e games também.
Eu também estou dirigindo um filme para o ano que vem chamado The Disembodied.

npa_04

SN: Sim, nós vimos o teaser no seu painel. Estamos empolgados! Talvez ano que vem você volte com o filme pronto.
NP: Seria bom… Mas estará pronto no ano que vem! (risos)
SN: Nós vamos esperar! (risos)

SN: Para os iniciantes no estudo da arte conceitual e para os entusiastas, você teria uma lista de filmes com bom material para estudo? Com bons concepts?
NP: Quanto tempo temos? A entrevista vai durar o dia inteiro! (Risos)

SN: Todo o tempo que quiser… Que tal cinco filmes? (risos)
NP: Acho que cinco filmes podem ter vários tipos diferentes de arte conceitual, serem bem diferentes entre si. Um exemplo é Homem de Ferro, que tem um design muito inteligente. Tem muita qualidade ali. Nem sempre você tem a chance de trabalhar com um design muito complexo, e nesse filme, todo o design funciona muito bem. O próximo filme que vou dizer é um que já trabalhei, mas não vou indicar por isso. Vou indicar porque é um trabalho de muita qualidade. Impossível não mencionar Avatar. Um filme incrível.

shade

SN: É um “game changing”, certamente.
NP: Sim! É um game changing para a indústria da computação gráfica. Mas o trabalho de James Cameron também é um game changing. Eu, por exemplo, quando desenvolvo algo com afinco, demoro por volta de 9 meses. E me saio muito bem. Avatar, para mim, demorou três anos! Isso é muito relevante. James Cameron passou muito tempo com os designers…

SN: E você tinha liberdade para desenvolver no comando de J. Cameron?
NP: Sim, sim! Ele é bastante específico sobre o que ele precisa, antes de tudo. Mas ele te dá muito tempo para desenvolver suas próprias questões (do processo de criação). Sobre as indicações, eu diria que para inspirar um designer na trajetória de desenvolver cinema, um filme clássico de grande público é Cidadão Kane. Um outro filme que gosto de referenciar é qualquer um que não tenha nada sobre visual. Sem criaturas ou fantasias… Há somente dois caras, como eu e você, sentados e conversando sobre histórias. Porque é tão bom? Se trata de contar histórias. E quando você sai do filme, o que fica na sua cabeça são as imagens das histórias contadas.

SN: É um filme sobre imaginação…
NP: É sobre a sua avó lhe contando histórias na hora de dormir. E imaginar é ótimo para um designer.

SN: Sr. Page, obrigado pelos excelentes quinze minutos do seu tempo. Nós o aguardamos aqui no ano que vem com o eu filme! E obrigado pelo painel, foi uma aula sobre design de criaturas…
NP: Haverá uma prova! (risos)

SN: Oh, espero que ganhe um A+.
NP: Obrigado, Pedro. (risos). Ótima entrevista!

A Comic Con Experience acontece em SP, no Centro de Exposição Imigrantes, até domingo (07 de dezembro).

Agradecimentos: Saga – School of Art, Game and Animation e Raphael Luis, pela captação de imagens.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários