Hoje o Superman faz 75 anos! Parabéns Kal-El!

Leandro de Barros

  quinta-feira, 18 de abril de 2013

Blog /// Super Kabooom Super Kabooom

Hoje o Superman faz 75 anos! Parabéns Kal-El!

Entenda um pouco a história da criação do Superman e o aniversário do herói!

Foi no dia 18 de abril de 1938 que a DC Comics colocou nas bancas norte-americanas a lendária revista Action Comics #1, antologia com 7 histórias – entre elas, aquela escrita por Jerry Siegel e desenhada por Joe Shuster, que viria a apresentar o mais famoso super-herói dos quadrinhos: o Superman!

Apesar do quadrinho só chegar às bancas em 1938, a origem do Superman remonta há, pelo menos, 5 anos antes disso: foi em 1933 que Siegel escreveu uma história intitulada The Reign of the Super-Man (O Reino do Superman) – sob o pseudônimo de Herbert S. Fine. Ainda nesse ano, ele se juntou a Shuster e ambos produziram uma revista em quadrinhos chamada The Superman, baseada nessa história, e foram atrás de uma editora que os publicasse. Uma editora de Chicago chegou a mostrar interesse no projeto, mas não seguiu em frente com a publicação do quadrinho – o que causou tanta raiva em Shuster, que ele simplesmente rasgou todas as páginas da revista, exceto a capa.

superman 75 anos reino do superman

o primeiro super-man

O Superman original, do começo dos anos 30, era extremamente diferente do Superman que conhecemos hoje. Ele era careca, malgino, humano e possuía grandes poderes mentais. Dá para dizer que o Superman original seria um grande vilão do Superman de hoje, o que é bem irônico se a gente olhar pra fuça feia de Lex Luthor. O conto foi publicado em Science Fiction, the Advance Guard of Future Civilization #3 e, como dá para imaginar, não fez sucesso.

Depois dessa primeira publicação, a dupla Shuster e Siegel trabalhou na reformulação do Superman. A nova versão (essa que foi destruída depois da editora de Chicago não seguir em frente com a sua publicação), mostrava um herói que lutava pelos oprimidos, mais parecido com o Superman de hoje e quase uma versão anterior à de outro personagem da dupla: Slam Bradley, que apareceu pela primeira vez em Detective Comics #1

Eventualmente os dois continuaram a trabalhar no projeto até que, um certo dia, um dos desenhos de Shuster foi parar na sede da National Comics (que viria um dia a se tornar a DC Comics). Essa ilustração foi escolhida dentro da editora para ser a capa de Action Comics #1, uma certa antologia de 7 história que seria publicada num fatídico mês de abril no ano de 1938. Para justificar a capa, a editora ligou para a dupla Shuster e Siegel e encomendou uma história com aquele personagem que estava ali. Foi então que os dois viram a oportunidade de finalmente publicar alguma coisa com o Superman, herói que rondava suas mentes há anos. A partir daí, o gênero dos quadrinhos de super-heróis nasceu e mudou a cultura pop ocidental de vez.

action comics #1

capa da revista em quadrinhos mais valiosa e importante da história

Mas Senhor Leandro, a capa de Action Comics #1 diz que a revista foi lançado em junho, a Wikipedia também diz que foi em junho. Você não sabe nada, tenho vergonha de acessar o Supernovo e espero que um satélite caia na sua cabeça quando você sair na rua“, brada o feroz leitor.

Calma, amigo. Não é bem assim. Eu também já cometi esse erro e vou explicar o porquê dessa confusão.

Quando uma série mensal em quadrinhos é publicada, ela possui um certo tempo de circulação. Vamos supor que eu vou até a Editora do Zé Tonho hoje para publicar a história de um certo macaco super-herói e desbocado. A primeira edição seria publicada em maio de 2013 – e retornaria à editora em junho de 2013, porque ela teria só um mês de circulação. Veja bem, nem todas as cópias impressas pelas editoras são vendidas.

Naquela época, o costume era cada edição de cada revista em quadrinhos ficar um mês nas bancas e comic shops. Assim, se uma edição deveria sair em maio, era esperado que em junho ela retornasse à editora (caso não tivesse sido vendida). Esse cenário mudava um pouco quando se tratava de edições de estreia de títulso – as tais número #1. Nessa caso, elas ficavam um pouco mais nas bancas, para pegar uma janela maior de vendas.

Assim, a Action Comics #1, publicada no dia 18 de abril de 1938, teria de ser devolvida à DC em maio de 1938, mas como era uma edição de estreia, ficou um pouco mais nas bancas, até junho daquele ano – e é por isso que ela tem o “junho” na capa, porque foi o mês de retorno e não o de publicação.

Em todo o caso, normalmente é complicado saber mesmo o aniversário dos heróis. É difícil definir quando cada revista saiu nas bancas, já que não se esperava que aqueles personagens tivessem tanta importância e não havia o hábito de registrar esse tipo de informação. Porém, no caso do Superman é diferente – a data de nascimento dele foi definida na Justiça Americana!

Em 1939, a DC iniciou um processo contra a Fox Publications por causa do personagem Wonder Man. De acordo com a DC, o tal herói tinha muitas “semelhanças” com o Superman, na época já um sucesso. Durante o julgamento, Jack Liebowitz, um dos donos da National Comics (que depois de se tornou a DC), afirmou que a primeira edição de Action Comics #1 foi publicada no dia 18 de abril e “ficou à venda por 6 semanas” (o que explica o tal “Junho” na capa).

Dessa forma, a data do aniversário do Superman (e por consequência, da Lois Lane também!) é o dia 18 de abril, vulgo “hoje”. Aliás, a cidade de Cleveland declarou que HOJE é o Dia do Superman, em homenagem ao aniversário do personagem, criado por dois cidadões de Cleveland!

Sendo assim, ficam aqui os nossos parabéns ao Superman, “o campeão dos oprimidos, a maravilha física que jurou devotar a sua existência à ajudar aqueles que necessitam“. Parabéns, Kal-El!

 

Sobre » Super Kabooom

É um pássaro? É um avião? Não, é o Super Kabooom, o blog de quadrinhos do Supernovo. Além de usar recursos textuais mais antigos do que a cueca vermelha do Superman, esse blog trará a iluminação para os fãs da Nona Arte. Se a sua alma quadrinesca precisa de salvação, esse é o lugar certo (espero).


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários