Off-Topic: Palpites para o Oscar 2013

Jack Mankey

  sábado, 23 de fevereiro de 2013

Off-Topic: Palpites para o Oscar 2013

Em mais um Off-Topic, os desajustados socialmente do Supernovo tentam decidir quem vencerá o Oscar 2013

O Oscar 2013 acontecerá AMANHÃ, dia 24 de fevereiro, e os nobres palpiteiros do Supernovo se reúniram para conversar e tentar adivinhar quem sorrirá e quem chorará na festa de amanhã, em Los Angeles. A transcrição da conversa, você pode ler abaixo. Não esqueça de comentar o Oscar 2013 conosco amanhã, quando faremos um Hangout durante o evento e sortearemos duas cópias do livro O Lado Bom da Vida e duas cópias do livro Argo, ambos da editora Intríseca.

Se quiser participar, dê seus palpites no Bolão do Oscar 2013 no SuperFórum e comente abaixo ou no Botecão do Jack quem são os seus favoritos!

quem-leva

Edaum: Seus viado, quem ganha o Oscar amanhã?

Leandro: Eu não serei, já que terei de ficar acordado na transmissão…

Rampinii: Mas já assim? Com essa pergunta? Sem um cineminha e restaurante?

Edaum: Aqui é no seco, como diria você mesma…

Rampinii: Vou fazer como a Xuxa, grande sábia dos filmes ensinou, seguir meu coração. Quem ganha é Os Miseráveis!

Leandro: Eu já vi a Rampinii fazer/falar muita besteira na vida, mas seguir a Xuxa foi a primeira vez.

Edaum: Mas aí que tá, será que a Xuxa nesse caso não fez ela ter razão em escolher Os Miseráveis?

Leandro: Não.

Edaum: Quem leva então Leco?

Leandro: O Lado Bom da Vida. Ou As Aventuras de Pi. Ou Amour. Ou Os Miseráveis. Ou Lincoln. Ou Argo. Ou A Hora Mais Escura. Ou Indomável Sonhadora – nessa ordem. Django não leva.

Rampinii: E de onde raios você tirou que O Lado Bom da Vida é o favorito?

Leandro: Usei o cérebro, oras bolas…

Edaum: Oras bolas ou ora bolas?

Leandro: Boa pergunta! Vamos marcar um BananaCast sobre isso?

Rampinii: Eder muda de assunto e Leandro não responde nada que faça sentido.

Edaum: Eu não ficaria triste se O Lado Bom da Vida levasse, nem Argo por exemplo. Agora vejamos, Argou ganhou tudo antes da premiação, mas não tem concorrentes de peso nas Big Five, não seria incoerente que Argo – O Favorito levasse essa?

Rampinii: Exatamente, por isso, acho que Argo não ganha. Nem o Oscar seria tão viajado a esse ponto. Eles lá têm que fazer algum sentido. Mas levando em consideração as outras premiações também acho que Lincoln não leva o melhor filme, talvez melhor ator.

Leandro: Lincoln não ganhará porque é chato e porque o Spielberg está tentando forçadamente demais. Depois de Cavalo de Guerra tá bem na cara que ele tá topando até rodar a bolsa se ganhar um Oscar por isso…

Rampinii: Lincoln é chato. Um fato para a vida. Vivam com isso.

Leandro: Django fala sobre escravidão de maneira muito superior…

Edaum:Concordo que Django aborda melhor o tema, até porque ele definitivamente aborda enquanto Lincoln apenas conta “como foi”. Pontos de vista diferentes. Mas Django também não tem peito para ganhar, simplesmente porque não tem apelo na Acadêmia.

Rampinii: Concordo, acho que Django também não leva. Filme para ganhar o Oscar tem que ter um culhão a mais que Django não carrega consigo (e acho que se Django fosse uma pessoa e tivesse sentimentos o “filme-pessoa” estaria pouco se importando em não ter o tal culhão). O problema do Lincoln é que ele não tem o romance, o floreio (que pode até ser cenas de ações fodas, por exemplo) que faça um filme bom. Se fosse um documentário seria mais foda.

Leandro: “Filme para ganhar o Oscar tem que ter um culhão a mais” – Discurso do Rei, Guerra ao Terror, Quem Quer Ser Milionário, Chicado, ad infinitum…

Edaum: Eu até acho Django o mais corajoso ali. Para ganhar o filme tem que agradar a Academia, que curte dramalhões. Talvez mais corajoso que o Django, é As Aventuras de Pi que aborda religião, mas falha no fim quando amolece na conclusão e deixa por você decidir o que é Deus.

Leandro: “Filme para ganhar o Oscar tem que ter um culhão a mais” – Uma Mente Brilhante, Shakespeare Apaixonado, Titanic, Forest Gump, Conduzindo Miss Daisy, ad infinitum…

Rampinii: As Aventuras de Pi tem até esse culhão, mas ter falhado no final, como disse o Eder, é foda. Se ele tivesse um final PAM eu apostava nele. Tenho a impressão que o filme não funciona para qualquer pessoa. Tem gente que vai do cinema como o jornalista entra na casa do Pi, achando que vai descobrir Deus. Teve gente que chorou, teve gente que só viu um filme. Para ganhar, imagino eu, ele devia funcionar para a maioria.

Leandro: Ele não é denso e carismático?

Rampinii:-’-

Edaum:Aí que tá. Para ganhar tem que agradar a maioria, por isso eu acho que dramalhões mais genéricos como Argo, Lincoln, O Lado Bom da Vida e Os Miseráveis saem na frente.

Leandro: O Lado Bom da Vida – Dramalhão. Valeu, galera. Até amanhã! Encerro por aqui!

Rampinii:Talvez dramalhão não seja a melhor palavra, mas entendo o que o Eder quer dizer. O Lado Bom da Vida é um ÓTIMO filme, e funciona para todo mundo, tem uma fórmula boa de público.

Edaum: O Lado Bom da Vida é o genérico no caso, palhaço. =D

Leandro: “Porque O Lado Bom da Vida vai ganhar o Oscar 2013”, uma monografia por Leandro de Barros. O Lado Bom da Vida ganhará o Oscar porque contém os seguintes ingredientes: é uma dramédia baseada em um livro, não ofende ninguém, é bem feito tecnicamente, tem um bônus de ter um apelo pessoal (o protagonista do filme tem a mesma doença do filho do diretor ou algo assim), tem atuações fodas e um casal de protagonistas excelente, tem queridinhos da Academia no elenco, tem indicados às principais categorias do ano (o Oscar pode ser incoerente com o resto mas é coerente com ele mesmo) e é produzido por Harvey Weinstein, o produtor bambambam de Hollywood e que produziu filmes como O Artista e O Discurso do Rei, e que dizem organizar festas para os votantes de Academia. Podem printar e me cobrar depois (brincadeira, não podem).

Rampinii: Okay. O Lado Bom da Vida tem uma receita supimpa. O bolo de cenoura da minha mãe também, ele é o primeiro a acabar na festa junina da rua, mas dúvido que ele ganharia o Oscar. Cadê o pulo do mestre nele?

Leandro: O bolo da sua mãe não ganhará o Oscar porque não é um filme. Próxima.

Edaum: Não discordo da receita, aliás, já disse lá em cima que ficaria feliz com O Lado Bom da Vida. Mas acho que depois de Argo ganhar TODOS OS FUCKING PRÊMIOS anteriores, a Academia ficará meio incoerente se não der o prêmio para eles. E o pior, Argo é um filme sensacional, se fosse uma zebra meia boca eram outros 500.

Rampinii: Amei Argo, amei O Lado Bom da Vida. Mas seria muito divertido ver filmes assim, tão prontos para a vitória perder só para mais uma vez surgir “o Oscar é comprado”.

Leandro: Argo não ganha porque, claramente, a Academia não viu Argo com os mesmos olhos que os outros prêmios. Se tivesse visto, Ben Affleck estava como Melhor Diretor. Se O Lado Bom da Vida ganhar, o “Oscar é comprado” continua válido – vide a alínea 3, parágrafo 4º da minha monografia.

Edaum: “Academia não viu Argo com os mesmos olhos que os outros prêmios” – mas ela mostrou isso antes deles entregarem seus prêmios, e agora, comofas? É a pergunta que ronda os corredores…

Leandro: WELL, considerando que a votação é feita ANTES dos outros prêmios, aí foda-se né…

Edaum: Mas afinal, é ou não comprado? Comprar pode-se fazer depois.

Leandro: “Como o Oscar é comprado”, um curso de cafajestagem e safadeza ministrado por Leandro de Barros. Faça um filme com todos os ingredientes que o Oscar gosta. Faça várias festas em Hollywood para os votantes da Academia. Negocie com eles sem ofendê-los e dizer abertamente que quer que seu filme vença. Ofereça presentes. Ganhe o Oscar.

Rampinii: Tipo os caras no filme do Lincoln?

Edaum: Mais barato que fazer um filme bom…

Leandro: Rampinii, sim. Eder, sim. Mas O Lado Bom da Vida é bom – insira aqui a piada “afinal, é o lado bom da vida, hahaha”

Edaum: Mas não é o melhor.

Rampinii:  E quem diria que escrevendo essas coisas conseguem soar ainda pior…

Edaum: Leco, mas agora, já concluímos (você concluiu) porque O Lado Bom da Vida VAI efetivamente ganhar, mas qual o seu favorito, como diz a Xuxa, do coração?

Leandro: Gostei mais de Django Livre e Argo – e tenho a impressão que gostarei de Amour assim que assistí-lo.

Edaum: Imagina se Amour não leva o Melhor Filme Estrangeiro =P

Rampinii: Estrangeiro não sei – mentira sei, ta concorrendo a melhor filme e melhor estrangeiro, olha o sentido aí né – mas queria mesmo, só de zoa porque ainda não vi também, que a velhinha ganhasse melhor atriz!

Leandro: Se Amour não ganhar Melhor Filme Estrangeiro, a Rampinii vai sair na rua com uma cueca na cabeça na segunda-feira. Podem printar.

Rampinii: Essa foi a coisa mais ofensiva que você conseguiu pensar? Assisto todas as aulas de Política assim meu bem u.u

Edaum: Mas a vovó Riva não leva, eu acho, acredito mais na Jennifer Lawrence, segunda indicação seguida, excelente atuação em O Lado Bom da Vida. Aliás, SE não fosse o Daniel Day-Lewis, eu diria que o quarteto de O Lado Bom da Vida levaria todos.

Rampinii:Eu diria que o Bradley Cooper manda melhor que a Jennifer Lawrence.

Leandro: Eu diria que não.

Rampinii: Mas eu também acho que a Katniss ganha, apesar da Xuxa querer a vovó!

Edaum: A Katniss não foi boa, ainda bem que não levam em conta o ano do ator.

Leandro: A Katniss não foi boa??

Edaum: Normal, nada demais.

Leandro: Você sabe que Katniss = Jennifer Lawrence?

Edaum: Normal, nada de mais, ou demais, whatever.

Leandro: Você acabou de dizer que acredita na Jennifer Lawrence… como ela foi “normal”???

Edaum: A Gwyneth Paltrow já ganhou um Oscar, e é normal.

Rampinii: Por isso acho que o Bradley Cooper mandou melhor que ela…

Leandro: Espero que exista um Deus no céu para perdoar as barbaridades que vocês dizem.

Rampinii: A verdade é que eu não gosto de ator que fica parecendo o ator. Por mais que a atuação tenha ficado boa, enquanto eu ver o ator ali e não personagem eu fico incomodada. Eu tive essa impressão com a Mulher Gato da Anne Hathaway, por mais que tenha ficado bom, ela não era a Mulher Gato que eu esperava, ela é boneca de mais, mesmo quando é sexy, é boneca, não tem cara de alguém que vai me dar um golpe. A impressão que tive com a Jennifer foi essa, interpretação boa, foi, ótima, mas não deixou de ser a Jennifer, me incomodou. Já o Hugh deixou de ser o Wolverine para ser o Jean Valjean, aí eu gostei. Ator não pode ser o ator, tem que ser o personagem e fim.

Edaum: Hugh Jackman é um ator que eu gosto, mas tem uma missão dura. Day-Lewis além de estar muito bem, é o favorito desde que se começou a falar em Oscar, vai se beneficiar do hype.

Rampinii: Não tirando o mérito, mas faz bem mais estardalhaço interpretar alguém que todo mundo sabe ou ao menos imagina como deveria ser. Por um lado é difícil exceder expectativas, por outro, é mais fácil se identificar com o personagem e logo com a atuação. Também acho que em melhor ator, só tem para ele.

Leandro: Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante já estão certos (Day-Lewis e Mulher-Gato). Melhor Atriz eu estou indeciso ainda, mas tenho certeza que a pirralha não ganha, e Melhor Ator Coadjuvante também estou indeciso.

Edaum: Atriz Coadjuvante a Anne Hathaway? Tenho dúvidas, a Helen Hunt tá foda em As Sessões. Mas eu acho ela protagonista e não coadjuvante do filme, enfim. Ator Coadjuvante tá uma categoria recheada de boas opções, qualquer um dos cinco merece ganhar. Adoraria que o De Niro levasse, mas acho que leva o Waltz, que eu gostei também.

Rampinii: Ator Coadjuvante tá uma belezura de se ver! Devia rolar um oscar coletivo, quebrar pedacinhos.  Mas é isso ai mesmo, Waltz leva. Django não era um filme do Django, era um filme do Schultz.

Leandro: Exatamente o porquê de eu apostar no Waltz.

Edaum:E Diretor? Categoria mais polêmica desse Oscar.

Leandro: David O. Russell – ou Ang Lee ou Michael Haneke caso Argo ou seus filmes vençam – cenário improvável.

Rampinii: Ben Affleck por Argo. Opa.

Edaum: ^ you have a point. Mas sério, fora o Ben Affleck eu aposto no David O. Russell também. Haneke pode ser a válvula de escape para Argo hein, bem pensado Leco.

Rampinii: Preferia não ter que opinar nesse, mas não vou perder a chance de fazer pontos no bolão do SuperFórum. Fico com o Haneke porque a Xuxa mandou.

Leandro: Vamos fechar então com Animação. Diga seu favorito e porquê.

Rampinii: Apesar de não ter visto o dos Piratas e o Frankweenie achou muito que os Piratas Pirados só tá ali para dar cinco, preencher tabela e o Frankweenie na secura do Burton. Paranorman também não tem chance de frente com os outros, apesar de ser nice. Para mim a disputa fica entre Valente e Detona Ralph que são os que têm o tal culhão. Entre os dois Valente parece mais bem feito, mais intencional, até com mais apelo e tal.

Edaum: Detona Ralph, é infinitamente melhor que o resto. Sem mais meretíssimo.

Leandro: Os cabelos da Princesa Mérida mereciam um Oscar próprio. Valente tem a melhor técnica, Detona Ralph tem o melhor filme num geral. Qualquer um dos dois merecem, mas Ralph levou o “Annie Awards”, então tô apostando nele.

Edaum: Detona, Ralph!


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários