Entenda a importância do SEU comentário!

Eder Augusto de Barros
edaummm

  segunda-feira, 29 de abril de 2013

Entenda a importância do SEU comentário!

Entenda porque deixar um comentário num site ou blog que você acompanha é importante, e porque aquele site pode deixar de ser relevante sem você perceber.

05.19.11-Career-Comics-18Vamos já abrir este texto com um exemplo numérico de qual a taxa de pessoas que lê uma notícia ou artigo no Supernovo e deixa comentários. Quando há comentários, esse número não passa de 1% das pessoas que leram. 99% das pessoas não dão o feedback.

Agora que eu te choquei, vamos lá antes que você pense que isso é mimimi e ofenda todos os membros da minha família.

Nem todo mundo tem a noção da rotina que é se fazer um site, ou do trabalho que isso dá, ou até mesmo da atenção que nós damos aos leitores e ouvintes. Nós realmente damos atenção a cada comentário em particular, se não respondemos todos, é porque nem todos necessitam de resposta, mas lemos cada um dos comentários. A questão é, a maioria massiva das pessoas acham que estão perdendo tempo ou que dá muito trabalho comentar.

Não tem nada mais gratificante para os produtores de conteúdo independente do que receber um comentário sobre o trabalho dele. O comentário é o nosso pagamento, mesmo que ele seja para discordar, que aliás é ótimo, toda unanimidade é burra. Até mesmo aqueles que nos criticam são importantes, quando construtivos eles são os mais importantes. O poder do comentário nos faz moldar o conteúdo, moldar a forma de apresentá-lo, moldar até o tipo de abordagem ou o tema à ser abordado.

Quando recebemos um comentário seja ele positivo ou negativo, é muito importante para medir a relevancia daquele conteúdo, se você concorda ou discorda daquilo e tem o interesse de expor isso para nós, além de gratificante, é sinal de que o conteúdo é relevante, o conteúdo atingiu você e esse era o objetivo. Esse é o melhor pagamento que podemos receber.

Aí você me diz: Ah! Mas eu sempre clico em “curtir” quando gosto dos artigos.

Ok campeão, isso é ótimo, é sensacional, você está espalhando e não temos palavras para agradecer. Continue assim! Mas e dar a sua opinião hein? Ou você não é um cidadão livre para pensar, livre para expor o que pensa?

Isso nos ajuda a moldar o conteúdo, se você expõe que gosta de um tipo de artigo X e que não gosta do tipo Y, e isso se tornar relevante aos nossos olhos, como por exemplo, receber muitos comentários dizendo o mesmo, então provavelmente vamos passar a produzir mais o X do que o Y. O mesmo serve para quando você nota que esquecemos de citar algo, ou até mesmo nos podcasts quando não falamos algo sobre o tema, e você achar que faz falta, por favor, comente, adicione, contribua para a melhor qualidade do conteúdo. A nossa ideia sempre foi criar uma comunidade de pessoas que gostam das mesmas coisas, e você pode sempre contribuir.

geek

Usando o Supernovo como exemplo, hoje disponibilizamos duas formas de comentários: por Facebook e Disqus. Via Facebook sempre que fizeres um comentário, os seus amigos vão ver a atividade no mural e até ler o artigo e comentar com você, o que é bem legal.

Nessa hora você pensa: mas eu não quero que meus amigos do Facebook vejam o que eu comento, por isso eu não comento. Pensando nisso, e também pensando que o Facebook pode estar bloqueado na sua escola, faculdade ou trabalho, optamos por adicionar também o Disqus, que nada mais é que uma plataforma de comentários onde você pode fazer login pelo próprio Disqus, Facebook, Twitter e Google e ainda não fazer login em lugar nenhum e usar apenas o seu nome. Ou seja, não tem desculpas de acessibilidade.

Se ainda assim você tem vergonha, ou tem receio de começar a fazer isso agora, vou te dar uma ideia de como o Supernovo superou um pouco disso, mas infelizmente nem todos os sites fazem isso. Nós criamos um grupo privado no Facebook, carinhosamente chamado de Botecão do Jack,  onde interagimos com os leitores, assim aqueles que ainda não se sentem em casa, começam a sentir o clima, interagir com outros usuários, e o Botecão é muito movimentado com vários posts não só do Supernovo, aliás, a minoria é do Supernovo, e cada assunto gera muitos comentários. Um bom lugar para se soltar jovem gafanhoto, deixa essa vergonha de lado, vem você também! (ok, desliguem o modo publicidade agora, por favor)

Funny guy at the computer

Nós damos muito valor ao que a audiência pensa, não pense que queremos números dizendo isso. Esse texto não surge pro Supernovo ter mais “números” nos comentários. O canal de comunicação entre a publicação e o leitor é uma preocupação atual de qualquer site, grande ou pequeno, iniciante ou veterano. O objetivo aqui é aumentar a participação do leitor e criar uma comunidade que possa realmente discutir o que acontece – e não apenas ler e ir embora. Muito disso vem do Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook onde esse engajamento realmente acontece. Números nunca foi nosso objetivo, até porque se fosse, faríamos memes o dia todo. Esse é o tipo de conteúdo que se espalha como um vírus, e tal como um vírus acaba morrendo.

O comentário é acima de tudo o nosso contato com você, não seja um garotinho(a) envergonhado. Faça amigos, crie discussões, participe das discussões. Exponha mais o que você pensa por ai. Assim você ajuda a melhorar o tipo de conteúdo em todos os sites da internet.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários