Cinco Trilogias Distópicas Jovem-Adultas
Regina Umezaki

Regina Umezaki
@reginaumezaki

  terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cinco Trilogias Distópicas Jovem-Adultas

Agora que já falamos um pouco sobre livros avulsos, vamos falar de trilogias distópicas young adult? É, eu quis ser um pouco específica. Mas só um pouco.

DISTOPIAS, DISTOPIAS POR TODOS OS LADOS! Não quer dizer que são ruins, né? Distopia entrou na moda, Jovem-Adulto (a.k.a. Young Adult) também faz parte da nossa leitura de cada dia e trilogias são, tipo, regra. Lançou um livro? Legal! Quando saem os outros dois?

Sem brincadeiras agora, eu indiquei, faz algum tempo, cinco livros avulsos pra vocês. Quem está pronto para um pouco mais de compromisso, digamos, três livros, dê uma olhada aí em baixo e me diga se algo interessa. Antes de começar, gostaria de deixar claro que essa lista NÃO É UM TOP 5. É apenas um conjunto de livros que eu li e achei interessantes, dignos de ter suas sinopses compartilhadas. Alguns são populares, outros não, e provavelmente um ou outro é completamente desconhecido, mas todos valeram a leitura.

Bora?

Trilogia Jogos Vorazes

Hunger Games

– de Suzanne Collins

Okay, vamos começar pelo básico. Jogos Vorazes tem os dois primeiros livros já adaptados para o cinema, e a protagonista, Katniss-kickass-arqueira-Everdeen é interpretada pela sempre estranhamente simpática Jennifer Lawrence. A história todo mundo já sabe, mas vale repetir: Num cenário pós-guerra, doze distritos são obrigados a oferecer um menino e uma menina entre 12 e 18 anos, anualmente, para participar dos Jogos Vorazes, uma luta até a morte transmitida da Arena para todos os distritos. Objetivo: APRENDAM SEU LUGAR, SÚDITOS. Quem manda é a Capital. Ao vencedor, vida próspera e glória. Aos perdedores, a morte.

Para quem se inicia agora em distopia é um ótimo começo, porque tem todos os elementos mais importantes e conhecidos em alegorias não muito disfarçadas. Ação suficiente para entreter e foco político suficiente para fazer pensar. A trilogia é formada de Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança, e segue a trajetória da protagonista, que se voluntaria para os jogos quando a irmã mais nova é sorteada. Bom para quem gosta de leituras dinâmicas, tensas e só um pouco cruéis.

No Brasil, os três livros já foram publicados pela editora Rocco.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários