Preparando a sua Caixa de Ferramentas para o NaNoWriMo

Eder Augusto de Barros
edaummm

  quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Preparando a sua Caixa de Ferramentas para o NaNoWriMo

Algumas armas que vão te ajudar nessa jornada

Esse artigo é parte do projeto BaNaNoWriMo, veja mais artigos e participe da brincadeira aqui.


Daqui à dois dias começa o NaNoWriMo e acredite meu amigo, eu sei exatamente o desespero que você está sentido. Ainda não sabe o que escrever, não sabe onde escrever e nem como se planejar. Está mais perdido do que cego em tiroteio e nem uma boa metáfora consegue fazer. Estamos no mesmo barco.

Pra te ajudar a não ser baleado nesse tiroteio e te dar uma força na árdua tarefa de escrever 50 mil palavras em 30 dias, nós, amigos da vizinhança, separamos algumas ferramentas – conhecidas ou não – para que você, caro leitor, cumpra a sua quest.

O Bom, o Mau e o Feio

Word2013-1

Microsoft Word e OpenOffice Writer

Resolvi colocar os dois num mesmo item pois são bastante equivalentes, e juntava à bagunça também o WordPad nativo do Windows 7 e 8, que tem boas funções e é bem mais “limpo” que os amigões citados. É até idiota colocar essas ferramentas, mas elas são como uma chave de fenda quando você quer parafusar alguma coisa, é básico, mas se você não tiver, não vai conseguir parafusar. Ok, as metáforas não melhoraram. Eu sei.

docs

Google Docs

Acho que essa é a minha indicação favorita, eu já aderi ao Google Docs há alguns anos e nem tenho mais o Office instalado no meu PC. As grandes vantagens do processador de texto do Google é a face limpa da ferramenta, sem milhares de botões para roubar sua atenção e ao mesmo tempo entregando tudo que é realmente necessário para você que precisa apenas escrever sem se perder em margens, cores, letras e outras distrações que Word esfrega na sua cara. É sentar escrever e pronto. Não precisa nem salvar, ele faz esse trabalho. Aliás, essa é a segunda vantagem, você NUNCA vai perder seu texto. Ele estará guardado no seu Google Drive e acessível no seu PC, no seu smartphone e no seu tablet. Vai te ajudar a escrever até quando você não está com tempo sobrando.

scrivner

Scrivener

O Scrivener é um software voltado exclusivamente para a construção de roteiros e novelas. Ele tem pré-formatação para vários tipos de mídia, desde um roteiro de quadrinhos até uma romance, que é o nosso objetivo. Ele também tem todo um aparato para unir sua pesquisa e anotações. Parece bem legal na teoria. Mas e na prática? Você vai querer anotar tudo, separar tudo, ser o cara mais organizado do univerdo. Desenvolver um TOC agudo. Perder 18 dias só fazendo pesquisa. Não estou tentando te assustar, mas eu vou usar o Google Docs para evitar isso :)

O Scrivener tem um porém muito importante que você tem de estar atento. Ele não é grátis (o Word também não, mas todo mundo tem) e custa cerca de 40 obamas. Mas ele tem um período de testes de 30 dias, JUSTAMENTE o quanto dura o NaNoWriMo. Se for usufruir dos 30 dias, deixe para baixá-lo no dia 1 de Novembro.

Eu não vou dizer qual deles é o bom, o mau e o feio. Não insista.

Um Mente Brilhante

evernote_new_look_090313_044624_PM

Evernote

O Evernote é uma área de trabalho ambulante. Serve para você fazer anotações, guardar links, ideias, fotos, até lembretes de voz se você quiser. Serve para organizar a sua vida. Se você for como eu, terá ideias boas para sua história nos momentos mais inusitados e principalmente quando está longe do seu computador, e o Evernote está ali para isso. Você ter o aplicativo no seu PC e também no seu smartphone ou tablet, e os dados ficam na cloud e você pode acessar em qualquer lugar. O combo Evernote + Google Docs é perfeito para quem se locomove muito e nem sempre tem seu PC por perto e mesmo assim quer cumprir o desafio e escrever 50 mil palavras em 30 dias, mesmo que você não tenha a mínima ideia do que está escrevendo.

TVtropes

Um site que pode te ajudar muito e em várias vertentes. Ele basicamente reúne todos os clichês dentro de qualquer roteiro, seja TV (objetivo inicial), quadrinhos, filmes, games e tudo que você possa imaginar. Ele te ajuda a evitar esses clichês e melhorar os plots da sua história, tentar surpreender o seu público.

The Fantasy Novelist’s Exam

É um teste para ver se sua história de fantasia tem muitos clichês ou ideias muito parecidas com grandes mestres do gênero.

Aquela mãozinha

Random Adventure Generator

Não sabe o que escrever? Nossas 20 sugestões não te agradaram? F5 nesse site até achar uma boa ideia. Aliás, na sidebar do site tem vários outros utilitários, fica a dica extra. Não agradeçam.

Random Crime Generator

Same shit, para crimes.

The Brainstormer

Vai chegar um momento em que sua história vai travar. Não pense que você é o Stephen King. Ela vai travar. É um fato. Isso se você conseguir começar. Quando acontecer, tente esse site. Só não vicie, e nem conte para sua mãe.


Bem, essas são nossas ferramentas para os 30 dias mais rápidos da sua vida. Se você tem outras, deixe aí nos comentários e vamos nos ajudar a ultrapassar essa jornada. Não deixe de comer. Durma. Não morra.


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários