O que é o NaNoWriMo?

Roberta Rampini

  segunda-feira, 06 de outubro de 2014

O que é o NaNoWriMo?

O NaNoWriMo é um incentivo para que você consiga escrever um livro de 50 mil palavras em 30 dias.

Esse artigo faz parte do projeto BaNaNoWriMo, veja outros artigos e participe da brincadeira aqui.


Não sei se vocês perceberam, mas Outubro chegou, o que, teoricamente (porque vai que né?), significa que daqui alguns dias novembro também chegará. E o que novembro tem de tão especial além de feriados inúteis que caem no domingo? Novembro é o mês em que pessoinhas do mundo inteiro se unem para escrever um livro inteirinho, 50mil palavras cada, em 30 dias.

tumblr_m6vc8zasGY1qh0nclo1_500

NaNoWriMo é uma abreviação para National Novel Writing Month, uma iniciativa que funciona como uma maratona para escritores. O objetivo do projeto é fazer com que as ideias saíam do papel, simples assim. A principal recomendação é que, por causa do pouco tempo, os escritores deixem o crítico de lado e apenas despejem as ideias, para só depois se preocupar em fazer alguma revisão.

REGRAS:

  1. Escreva um romance de ficção com no mínimo 50 mil palavras do dia 01 ao dia 30 de novembro.
  2. Se for romance tá valendo. E romance não é uma história de amor, romance é um modo de narrativa de uma história longa e complexa. Isso significa que vale, por exemplo, fanfics e coletânias de contos (desde que tenham um tema em comum) maaaas! não vale poesia, música, quadrinhos, tirinhas, bibliografias, auto-ajuda e etc.. Deu para entender o que é um romance de ficção né?
  3. Você não pode aproveitar coisas já escritas. Se será uma coletânia de contos não vale pegar um ou dois que escreveu quando era criança. Se será um livro original não vale pegar aqueles dois primeiros capítulos que você já começou no verão passado. Faz parte da experiência não só terminar em 30 dias, mas também começar, ou o efeito de “trabalho concluído” não será o mesmo.
  4. Só vale autoria única. Não rola dividir os contos com seu amiguinho, por exemplo, justamente pelos motivos no item acima. Lembre-se que você está aqui pela experiência e que lidar prazo é a ideia central da proposta.

A parte mais legal é que apesar da sigla conter a palavra “nacional” o projeto já acontece há quinze anos e nesse tempo cresceu e se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje o site oficial, onde tudo se organiza, já tem áreas para cada país e participantes veteranos que irão te ajudar a manter o foco e ultrapassar a linha de chegada.

Ano passado a gente aqui do Supernovo participou pela primeira vez e registramos tudo no fim, em um BananaCast. Esse ano resolvemos mudar um pouco as coisas por motivos nobres, percebemos que quem se organiza falha menos e, principalmente, quem tem apoio de perto não desiste. Nasceu então o nosso clubinho particular do NaNoWriMo, o BaNaNoWriMo!

A partir de hoje você vai poder acompanhar aqui no Supernovo como Edaum, Leco, Rampini e Regina vão lidar com o desafio de escrever 50 mil palavras em 30 dias. Durante as semanas de outubro teremos posts especiais que vão ajudá-los a se organizar e se preparar para a corrida e quando novembro chegar… Bem, quandoNnovembro chegar a gente espera ter tempo de vir aqui dividir com vocês como será nossos dias no meio dessa loucura. Afinal, são pelo menos 1700 palavras por dia.

post-30966-Jim-Carrey-furiously-typing-on-y8cP

Mas calma, não é só isso. Você querido leitor, amigo, botequeiro, brother, camarada, chefia, amigão, desce mais uma rodada também vai poder participar com a gente. Fora o sistema de comentários que vai rolar aqui na página do BaNaNoWriMo e o tópico oficial que já está todo bombante no Botecão, nós vamos registrar nosso próprio Ranking BaNaNoWriMo. Sim, nós sabemos que não é uma disputa, mas acreditamos que ter que encarar todo dia, publicamente, o seu desempenho o manterá focado e produtivo. Se você quer entrar no Ranking e participar das atualizações diárias, avise-nos no Botecão e boa sorte!

Aqueles que participaram nos outros anos já sabem que o apoio é essencial nesse momento, que a mágica do Nanowrimo é saber que você não é o único desesperado e que a palavra de incentivo está há um chat, grupo ou fórum de distância. Por isso, aproveite os próximos dias para dar uma lida nos tópicos brasileiros do www.nanowrimo.org, entrar nos grupos de apoio no Facebook, como o NaNo Brasil, o Clube de Escrita & NaNoWritters e é claro o nosso Botecão do Jack.

E se você já sabe como funciona esse é o momento de começar a pensar na sua história, porque assim que decidir será a hora de fazer o planejamento. Mas sobre isso a gente fala no próximo post ;)

rLoXOgf


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários