BaNaNoWriMo: Regina Planeja
Regina Umezaki

Regina Umezaki
@reginaumezaki

  sábado, 18 de outubro de 2014

BaNaNoWriMo: Regina Planeja

Um pequeno insight no planejamento da Regina para o BaNaNoWriMo: Planos, objetivos e obstáculos esperados.

Participant-2014-Web-Banner

Então, eu decidi participar do NaNoWriMo.

Aqui no Supernovo, a gente vai fazer um projeto lindo interno, apelidado carinhosamente de BaNaNoWriMo. Nosso objetivo é o mesmo, mas com uma galera maravilhosa, posts durante outubro pra falar dos nossos preparativos e, dentro do possível, atualizações em novembro durante nossa vertiginosa jornada.

Mas, Regina, sobre o que VOCÊ decidiu escrever?

Durante muito tempo, eu fiquei na dúvida, e na verdade acho que não terei certeza da minha decisão até estar escrevendo de fato. No entanto, a título de informação para posteridade, eu estava entre escrever uma coleção de contos de terror ou um jovem-adulto que engavetei quando ainda era adolescente. Resolvi pegar o jovem-adulto porque no terror a escolha de palavras e ritmo de narrativa são indispensáveis para criar a atmosfera de medo, enquanto no jovem-adulto existem mais permissões. Levando em conta que o NaNoWriMo é um desafio de agilidade e não de precisão, me pareceu a escolha mais acertada.

Qual é o plano de ação?

Meu plano de ação envolve usar essa última quinzena do mês de outubro para criar uma linha do tempo com capítulos, cenas importantes, detalhes que não posso esquecer porque sua inserção pode ser complicada depois, etc. Depois disso, vou rever o plano e adicionar outros pequenos detalhes, e fazer uma conta básica de quantas palavras vou ter que queimar por capítulo. O que eu sei da estrutura da minha história, por enquanto, é que a primeira parte vai ter seis capítulos, e a segunda vai ter sete + epílogo. Cada um dos capítulos vai acompanhar um dos protagonistas, mas não vou usar mudanças de POV, dando preferência à minha própria voz narrativa ao invés de assumir a deles.

O bom é que eu já sei o final e as partes mais importantes, só preciso definir alguns detalhes e solucionar algumas pendências.

Se você ainda está na dúvida sobre o seu plano de ação, talvez esse post da Rampini possa te ajudar.

Quais são os problemas esperados?

Eu estou reticente quanto a muitas coisas, e o título é a primeira delas. Acho que só vou saber depois que terminar a história. Outra coisa que me preocupa é que, pelas minhas contas, eu teria que escrever meio capítulo por dia, e de alguma maneira todos eles teriam que ser relevantes. É difícil dividir uma história de maneira justa para os personagens sem saber ao certo qual é o tamanho que cada cena vai ter, e também é difícil mostrar a relevância de todos eles sem ter em mente cenas que definam suas personalidades sem parecer elas que só estão na história para isso. Acho que construir bons personagens vai ser um grande desafio, e apesar de ter esboços de todos eles na minha cabeça, não sei quanto disso vai ser possível passar para a história sem comprometer o plot, e também não sei se o que sei sobre eles é suficiente para preencher os contornos que um livro exigiria.

E o que você vai fazer com a história depois?

Pessoalmente, eu detesto escrever para nada. Então, se conseguir terminar a história, provavelmente vou editar, polir, deixar bonita e mostrar para os amigos com quem já costumo trocar idéias e histórias. Talvez, e apenas talvez, também publique em um blog ou site. Mas por enquanto o importante é continuar a nadar :D.

Mas e aí, vocês vão participar? Se sim, compartilhem com a gente os planos que já traçaram! É a interação do grupo que torna o projeto tão legal!

E vocês podem adicionar meu perfil para acompanhar os avanços (e avisar no Botecão qual é o perfil de vocês, pra gente adicionar também).


Já está nos seguindo no Twitter e no Facebook? Vem trocar uma idéia com a gente também no Botecão do Jack, nosso grupo no Facebook. Se quiser algo mais portátil, corre pro Telegram.

Comentários